5 dicas essenciais de jardinagem.


Você gosta de jardinagem? Confira algumas dicas para cuidar do jardim e usufruir de todos os benefícios das áreas verdes.

Passar mais tempo na natureza nunca foi um desejo tão grande quanto em tempos de isolamento. Com a pandemia de Covid-19, ficar em casa nos protegeu da doença, mas também demonstrou como manter uma conexão com o meio ambiente é fundamental para a saúde e bem-estar, físico e mental. 

Levar o verde para dentro de casa foi uma alternativa encontrada por muitas pessoas para aumentar o contato com a natureza durante este período e usufruir dos muitos benefícios que cuidar do jardim, por exemplo, pode oferecer.

Redução do estresse e hipertensão, aumento da memória e concentração, melhora da saúde física e mental são benefícios que a jardinagem e outras formas de contato direto com a natureza podem proporcionar para o ser humano. 

 

Mais pessoas interessadas em jardinagem durante a pandemia
 

Os números de quem se interessa por aprender a cultivar plantas e flores cresceu durante a pandemia de Covid-19. Segundo um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda on-line, as vendas de itens para jardinagem cresceram em 110% no mês de abril de 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020.

O gosto pela selva urbana ganhou muita gente que agora é pai ou mãe de planta. Cultivar um jardim ou uma horta em casa está cada dia mais em alta, proporcionando muitos benefícios para quem investe tempo neste hobby.

Para cuidar de plantas em casa, é preciso um pouco de amor aliado a alguns equipamentos ou utensílios que facilitem e ajudem no trabalho. Além disso, truques e macetes podem fazer toda diferença para ter uma selva, mesmo que urbana, para chamar de sua.

Confira algumas dicas sobre isso a seguir. 

Dicas para cultivar um jardim incrível 
 

Agora que você já viu como cultivar um jardim é benéfico para saúde física e mental, além de ter percebido o crescimento no número de interessados pelo assunto durante a pandemia, que tal aprender algumas dicas para colocar em prática  aí na sua área verde? 

1- Escolha o melhor local
 

Principalmente se você mora em apartamento, a escolha do local para criar seu jardim ou horta é fundamental para o crescimento das plantas. Mesmo com suas peculiaridades, toda planta gosta e precisa de luz. Por isso, escolher um local iluminado é decisivo. Uma área com sol e sombra é melhor ainda, pois vai ampliar o leque de plantas que é possível  cultivar.

A escolha de um local com muita luz, direta e indireta, é válida não só para locais fechados e menores, como a varanda de um apartamento, mas também para a criação de jardins maiores e ao ar livre. A posição do sol conta muito para ter um local favorável à jardinagem, que entregue o que as plantas precisam.

Se encontrar uma área de sol e sombra, melhor ainda! Você poderá variar nos tipos de plantas. Uma dica: espaços menores são mais fáceis de cuidar, especialmente para principiantes. Comece com um jardim pequeno e bonito e depois parta para algo maior.

 

2- Procure pela luz
 

Neste sentido, chegamos na segunda dica, que vem reforçar a importância da luminosidade para o crescimento das suas plantas saudáveis e bonitas. É a incidência de luz que vai determinar que tipo de jardim você terá, seja ele de ervas aromáticas, temperos, flores, etc.

Existem plantas que gostam de luz direta, outras de meia-sombra, e há aquelas que se desenvolvem melhor protegidas na sombra. Entenda cada uma das definições:

●        Plantas de sol pleno gostam da exposição direta à luz por algumas horas ao dia;

●        Plantas de meia sombra preferem a luz solar mais amena, do começo da manhã ou do fim da tarde;

●        Plantas de sombra não gostam da exposição direta, mas gostam de luminosidade. Aposte na luz difusa.

Portanto, essa é outra dica fundamental para cuidar do jardim: entenda como o sol bate na sua casa para definir o que plantar e onde. 

3- Cuide do gramado
 

Se você tem um amplo espaço na sua casa, uma chácara ou sítio, sabe que cuidar do jardim e aparar a grama é praticamente uma terapia. Ter a grama verdinha e cortadinha é ótimo para colocar o pé descalço e recarregar as energias.

Se você se identificou, ter um cortador de grama em casa é a dica certa para economizar no serviço de manutenção e ainda passar mais tempo cuidando da área verde em contato com a natureza.

O cortador de grama elétrico tipo carrinho é ótimo para jardins pequenos, fácil de transportar e armazenar. 

4- Retire as ervas daninhas


Outra dica importante para quem está começando na jardinagem, seja em pequenos ou amplos espaços, é ficar de olho nas plantinhas que não foram convidadas, mas mesmo assim fixaram morada na terra.

As ervas daninhas prejudicam as flores e folhagens porque roubam nutrientes do solo, além de deixar o jardim com aspecto de mau cuidado. 

Você pode retirá-las com equipamentos úteis, como a roçadeira, ou cobrir a terra com lona, deixando apenas as áreas com plantas para fora. Cubra a lona com pedriscos para dar acabamento, facilmente encontrados em casas de jardinagem ou floriculturas. 

 

5- Tenha seus equipamentos de jardinagem
 

Você viu até aqui algumas dicas essenciais para quem está começando a cuidar do jardim e quer mantê-lo impecável, com suas plantas saudáveis e lindas. E colocar a mão na terra é fundamental neste processo, mas é sempre bom contar com a ajuda dos utensílios e equipamentos certos.

Ter um kit jardinagem com pá, espátula e rastelo é básico para quem está começando. Um borrifador e regador são outros elementos importantes para pequenos espaços e jardins em apartamentos.

Já quem tem um jardim ou área verde maiores, deve ficar atento a alguns equipamentos que são muito úteis para facilitar o cuidado e manutenção.

A linha Casa e Jardim da Branco Motores traz essa facilidade para jardineiros amadores e profissionais que precisam de equipamentos mais robustos. Quer saber quais são? Confira:

Eletrosserra

Ideal para pequenas podas de árvores.

Roçadeira Elétrica

Fundamental para cortar a grama de grandes áreas, útil para aparar arbustos e cercas-vivas, eliminação de ervas-daninhas, manutenção de grandes, médias e pequenas propriedades.

Cortador de grama

Com 3 variações de níveis de corte, o Cortador de grama oferece um melhor acabamento e seu coletor de grama tem uma capacidade de até 30l.

Soprador

Reúne as folhas em um local, facilitando o recolhimento e limpeza da área.

Soproaspirador

Soprador e recolhedor, versátil e com função 3 e 1: aspirador, triturador e soprador.

Lavadora de alta pressão elétrica

Deixa a sua casa limpa com praticidade e economia de energia. Pode ser usada em volta da piscina, no quintal e até para lavar carros, por exemplo.

Aparador de Cercas

Ideal para manutenção em cercas vivas, muros com trepadeiras, jardins residenciais, podas e paisagismo.


Cuide do seu jardim com a Branco 
 

Agora que você chegou até aqui viu só como cuidar do jardim exige técnica e cuidados, mas ao mesmo tempo é recompensador e muito saudável para o corpo e para a mente.

Aproveite os lançamentos da Branco, principalmente na linha Casa e Jardim, para colocar em prática os que aprendeu até aqui. São 85 anos no mercado com equipamentos para cuidar e dar manutenção. Ideal para profissionais e amadores.

Conheça mais detalhes da linha completa Casa e Jardim aqui