6 itens indispensáveis na manutenção de jardim.


A manutenção de jardim é uma atividade prazerosa, que deixa de ser uma obrigação para se tornar um hobby para milhões de pessoas em todo o mundo.
 

Uma pesquisa realizada na Universidade de Bristol, Inglaterra, mostrou que o contato com a terra produz serotonina no organismo (o hormônio da felicidade) e vai além, afirmando que cultivar flores aumenta a expectativa de vida em sete anos.

Ademais, o fato é que se percebe nitidamente que as pessoas que trabalham com a terra e se mantêm em contato com a natureza são mais saudáveis e dispostas.
 

No entanto, para garantir bons resultados e um jardim bonito, alguns itens são essenciais para que os objetivos sejam alcançados e esse prazer não se torne uma verdadeira dor de cabeça.
 

Neste post apresentamos 6 itens que precisam fazer parte do dia a dia daqueles que são apaixonados em trabalhar com a terra e na manutenção de jardim. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Existem alguns itens que precisam fazer parte do ferramental daqueles que realizam a manutenção de jardim:

 

Cortador de grama e/ou roçadeira

Outros dois equipamentos que possibilitam serviços mais leves e prazerosos são o cortador de grama e a roçadeira.

O primeiro faz o corte da grama por meio de lâminas, o que deixa o gramado muito mais uniforme.

Já a roçadeira corta pelo impacto no nylon, podendo haver variação de altura de acordo com a forma que o operador passa a máquina. Assim, o visual pode ficar mais “mastigado”.

O cortador é fundamental para aqueles espaços que exigem um visual mais bonito e a roçadeira pode ser utilizada em áreas não tão uniformes, como bosques.

 

Ferramentas de apoio

As ferramentas de apoio são fundamentais nos processos de manutenção de jardim, portanto, você precisará ter em mãos:

●      ancinho,

●      pá,

●      regador ou mangueira,

●      garfo,

●      facão,

●      tesoura de poda.

Todos esses materiais são utilizados nos cuidados dos detalhes do jardim, ou seja, no acabamento e como apoio às pequenas tarefas que colaboram para fazer a diferença no embelezamento do espaço.

 

Soprador de folhas

O soprador de folhas é um grande facilitador no processo de limpeza do terreno, colaborando para:

●      recolhimento de folhas que caem no terreno,

●      varredura da grama após o processo de corte,

●      limpeza de detritos que acabam comprometendo a beleza do jardim.

Muito diferente da vassoura, o soprador permite que rapidamente o jardim esteja todo limpo, facilitando os serviços e possibilitando um belo visual.

 

Equipamentos para irrigação

Molhar o jardim, mantê-lo vivo e com cores vibrantes é outra necessidade de quem cuida desses ambientes.

Portanto, é indispensável a instalação de um sistema de irrigação ou, nos casos onde o espaço é menor, a utilização de uma mangueira que alcance todos os locais e plantas do terreno.

 

Podador de lança

Por fim, o podador de lança é um equipamento indispensável para a sua segurança, possibilitando que galhos e folhas sejam podados nos locais mais altos, onde a tesoura de poda não alcance.

Esse equipamento evita acidentes e possibilita que, de maneira ágil, as árvores fiquem bonitas e viçosas, em função da limpeza e da poda realizadas.

A jardinagem de qualidade exige algum investimento que se reverte em melhores resultados, segurança e praticidade em todos os momentos e processos.