7 dicas para operar a motosserra com segurança.


A motosserra é uma máquina versátil, que pode ser utilizada para diferentes fins, como cortes de lenha, podas ou manejo de árvores, e até em cercados vivos de áreas externas.

No entanto, ao mesmo tempo que agiliza e facilita trabalhos que levariam muito mais tempo para serem executados com outros equipamentos, é fundamental cuidar da integridade física do usuário, uma vez que a motosserra pode ser perigosa quando mal utilizada.

Para minimizar esses riscos, todos os tipos motosserras devem ser registradas no IBAMA, seu usuário deve possuir cadastro válido no CTF (Cadastro Técnico Federal) e Licença para Porte e Uso emitida pelo IBAMA, para garantir que ela não seja utilizada para a derrubada ilegal de árvores.

Para te ajudar a trabalhar com o mínimo de risco e dentro da lei, a Branco preparou este passo a passo de como operar a motosserra com segurança e dentro da legalidade.

Confira!


1 - O primeiro passo é registrar sua motosserra e obter a licença para uso  



Ao utilizar uma motosserra sem registro ou sem licença, você está sujeito a penas de 3 meses até um ano de detenção, além de pagar multa de R$ 1000 para cada equipamento sem registro.

Para evitar isso, basta possuir cadastro válido no CTF (Cadastro Técnico Federal) e estar inserido na atividade “Motoserras”. Depois que tiver com esse cadastro ativo, basta ir até o site do IBAMA no menu de serviços, clicar em Licenças e selecionar “Porte e Uso de Motoserras”.

O procedimento é bem simples, totalmente feito pela internet e requer o pagamento de uma taxa. Além disso, não existem critérios prévios para a concessão da licença, basta preencher os dados solicitados, sendo eles pessoais e referentes à motosserra, como marca, modelo, nº de série, da nota, entre outros.

Depois que o pagamento for registrado, a licença entra em vigor e tem a validade de 2 anos. Quando a licença expirar, é só repetir os mesmos passos no site do IBAMA, lembrando que a motosserra deve estar em plenas condições de uso e continuar sendo propriedade da mesma pessoa física ou jurídica inscrita e regularizada no CTF.

2 - Leia todo o manual do produto antes de utilizá-lo pela primeira vez

Assim como qualquer outro equipamento, é indispensável ler o manual da motosserra para ter propriedade e segurança na hora de utilizá-la. Assim, você aprende melhor todas as aplicações, funcionalidades e a melhor forma de operá-la.

Além disso, no manual também contém instruções muito importantes sobre a manutenção preventiva do equipamento, assim como informações relevantes sobre o manuseio seguro.

Está abrindo o produto pela primeira vez? Então veja o nosso vídeo completo para te auxiliar na montagem e manutenção do seu equipamento desde o primeiro uso.

3 - Analise toda área em volto do local de uso

 

É preciso analisar a área de trabalho para se proteger dos possíveis riscos de acidente. Confira as condições do clima, a inclinação do terreno e todos os outros obstáculos presentes no local.

Certifique-se de que não há pessoas desautorizadas na área, como crianças e animais. Se tiver, garanta que mantenham uma distância mínima de 15 metros da motosserra.

Planeje seu trabalho muito bem antes de começar!

4 - Use todos os EPIs indicados para manuseio da motosserra. 

Para utilizar sua motosserra com segurança você vai precisar dos seguintes EPIs:

●        Capacete;

●        Protetor auricular;

●        Óculos de proteção;

●        Protetor facial;

●        Calça de proteção;

●        Camisa de manga longa; e

●        Botas antiderrapantes com biqueira de metal.

O uso de cada um deles é fundamental para evitar que algum acidente de trabalho torne-se algo sério e perigoso para sua saúde e/ou coloque sua vida em risco. 

 

5 - Nunca trabalhe sozinho!


A motosserra é um equipamento perigoso, por isso é indicado que você conte com a presença de outra pessoa nas proximidades para ajudá-lo caso algum imprevisto aconteça.

6 - Opera e carregue a motosserra da maneira correta


Ao utilizar a motosserra, sempre mantenha as duas mãos nela. Ao ligá-la, uma mão deve segurar o tubo e a outra no cabo de partida, nunca faça isso somente com uma das mãos.

Antes e depois de usar seu equipamento, você deve segurá-lo e transportá-lo com segurança. Quando estiver se movimentando em terrenos planos, o sabre deve sempre ficar apontado para trás. Em regiões inclinadas, para frente.

Também é fundamental utilizar a capa protetora das lâminas sempre que a motosserra estiver desligada.

Quando estiver operando a motosserra, mantenha o corpo ereto, com apoio e equilíbrio adequado. Nunca utilize o equipamento acima das linhas dos ombros. Além disso, mantenha seu corpo sempre a uma distância segura e tome muito cuidado com o rebote que o equipamento causa ao cortar madeiras finas, como galhos e outros arbustos.

Também é indispensável interromper seu trabalho imediatamente ao notar qualquer anormalidade no funcionamento. Se isso acontecer, procure assistência técnica autorizada e corrija o problema antes de voltar a usá-lo.

 

7 - Situações em que você não deve utilizar a motosserra


Você nunca deve operar a motosserra quando estiver:

●        Cansado ou sonolento;

●        Alcoolizado ou sobre efeito de medicamentos;

●        Durante a noite ou com pouca visibilidade;

●        Sob chuva ou ventos fortes;

●        Em lugares fechados;

●        Quando não tiver um apoio para de manter seguro e estável;

●        Em regiões escorregadias.

Conheça a Linha Elite de Motosserras 
 

A Branco conta com uma linha completa de motosserras para uso profissional. A Linha Elite possui 5 modelos de alta potência, robustez e alto desempenho:

BM 140 ELITE

Por ser leve, compacta e com alça superior para operação, a BM 140 é ideal para trabalhos de poda na agricultura e jardinagem profissional, facilitando os serviços de altura, proporcionando maior controle e segurança.

BM 190 ELITE

O modelo BM 190 compõe a linha de motosserras profissionais da Branco e conta com alta potência e eficiência para trabalhos de corte de lenha, poda, jardinagem profissional e arborização.

BM 220 ELITE

Com um motor monocilíndrico, o modelo BM 220 chega ao mercado para oferecer toda força e potência que você precisa para trabalhos constantes de conservação e jardinagem profissional.

BM 270 ELITE

Com toda sua potência e sabre oregon, o modelo BM 270 é essencial para realizar os trabalhos intensos de corte de lenha em chácaras e jardinagem profissional que demandam potência extra.

BM 330 ELITE

A motosserra elite BM 330 é a solução para utilização diária em serviços florestais de manejo, reflorestamento, corte de lenha, manutenção em chácaras, sítios, fazendas e é ideal para jardinagem profissional.

 

Os diferenciais da Linha Elite de Motosserras Branco Motores
 

●        Design moderno e exclusivo;

●        Visor de combustível (exceto na BM140);

●        Sabre Oregon;

●        Tecnologia Anti-Vibração;

●        Sistema de Trava Porca Aranha;

●        Mistura de óleo combustível 40:1;

●        Garantia de 12 meses.

 

Conheça a Linha de Motosserras Elite:

Pronto! Agora você sabe tudo o que é preciso para operar a motosserra com segurança e ainda conhece os modelos e diferenciais da nova linha de motosserras Branco. Para saber mais sobre nosso portfólio com mais de 200 produtos, acesse o site