Conheça os tipos de motobomba e saiba qual opção escolher


 

Você sabe quais são os tipos de motobomba existentes no mercado e o que considerar para fazer a escolha correta?

Antes de conhecermos os detalhes a esse respeito, é importante entender o que é, realmente, esse equipamento, assim como para que ele serve e quando deve ser utilizado.

Dessa forma, ficará mais fácil compreender as suas indicações e limitações, aumentando as suas chances de escolher a motobomba correta para cada aplicação.

Continue lendo para saber mais e tire todas as suas dúvidas sobre os tipos de motobombas que existem no mercado!

 

O que é uma motobomba?

Uma motobomba, muitas vezes chamada de bomba d’água, é um equipamento que faz a transferencia de água de um local para o outro.

Ela pode ser usada para diversos fins, como para abastecer uma caixa d’água, para fazer a irrigação do campo ou para tirar a água de um local alagado, por exemplo.

Dessa forma, ela é muito utilizada em:

    ● agronegócios,

    ● residências,

    ● prédios,

    ●  indústrias.

Para garantir o seu bom funcionamento, é preciso investir na motobomba ideal para cada trabalho, considerando sua forma de funcionamento e também as suas principais indicações.

 

Quais são os tipos de motobombas?

Como já mencionado, existem tipos de motobombas que atendem a características específicas. Esses equipamentos são excelentes soluções para processos que envolvem o transporte de líquido, tais como:

    ● elevação para caixas d’água,

    ● pequenas irrigações,

    ● enchimento de carros-pipa,

    ●  drenos de bueiros,

    ● retirada de poças nas obras,

    ● combate a incêndios,

    ● carregamento de tanques de pulverização,

    ● limpeza de piscinas,

    ● alagamento de arrozais, etc.

Diante dessas possibilidades, vamos conhecer as principais motobombas do mercado:

Bomba autoescorvante

A bomba autoescorvante é utilizada para movimentar grandes volumes de água, podendo conter sujeiras e pequenos sólidos. Escovar significa eliminar o ar, portanto, esse equipamento utiliza essa tecnologia para movimentar a água, não necessitando de uma válvula auxiliar para a captação do líquido.

São equipamentos normalmente utilizados na construção civil, irrigação e estações de tratamento de água.

Portanto, diferente das motobombas centrífugas, elas não precisam da válvula de retenção, também conhecida como válvula de pé, na ponta da mangueira de sucção. Elas possuem válvula de retenção no próprio bocal de sucção da bomba. Para esse tipo de motobombas, essas são as principais características:

    ● Maior vazão;

    ● Menor pressão;

    ● Aceita trabalhar com água limpa e com pequenos sólidos em suspensão,

    ● Ideal para transferência de grande volume de água para pequenas e médias distâncias.

Bomba centrífuga

A bomba centrífuga é a melhor opção para o transporte de água limpa. Trata-se de uma bomba intermediária bastante utilizada nos ambientes domésticos, tendo como característica trabalhar com maior pressão e menor vazão.

Ela é ideal para a transferência de grandes volumes de água e deve sempre ser instalada acima do solo, em regiões secas.

Para que as motobombas centrífugas possam transferir os líquidos de um local para outro, esse equipamento é composto por uma voluta com um ou mais rotores internamente.

Ao instalar a bomba, é necessário a instalação da válvula de retenção, conhecida como pé, na ponta da mangueira de sucção do sistema. Assim, é possível evitar que a tubulação trabalhe sem água internamente. As principais características das motobombas centrífugas são:

    ● Maior pressão;

    ● Menor vazão;

    ● Recomendadas apenas para água limpa;

    ● Ideais para transferência de água em longas distâncias.

Bomba multiestágio

A bomba multiestágio é o equipamento ideal para transportar água limpa em grandes alturas, como ocorre em edifícios, ou captação em poços, por exemplo.

Como é de se imaginar, essa bomba possui uma boa pressão, portanto, é uma ótima opção para as seguintes situações:

    ● Captação em poços dágua

    ● pressurização de caixas d’água, encanamentos e torneiras,

    ● transporte do líquido para os últimos andares dos edifícios,

    ● lavagem e limpeza de ambientes, carros e máquinas,

    ● alimentação de caldeiras,

    ● nebulização de aviários e estufas,

    ● combate a incêndios.

As principais características das motobombas multiestagio são:

    ● Alta pressão;

    ● Recomendadas apenas para água limpa;

    ● Ideais para transferência de água em grandes alturas.

Bomba injetora

Por fim, temos a bomba injetora, um equipamento indicado para o transporte de líquidos a partir de poços profundos.

São bastante utilizadas em lava-rápidos e na agricultura.

A tecnologia desenvolvida para essa bomba é voltada a uma maior pressão e menor vazão, daí então o sucesso que faz nos lava-jatos.

 

Qual é a importância de comprar uma motobomba de alta qualidade?

Além de saber qual é o tipo de motobomba ideal para cada aplicação, um passo fundamental nessa escolha é entender a real importância de ter um equipamento de alta qualidade.

Quando o motor é potente, a estrutura é resistente e a aplicação está dentro das suas indicações, esse equipamento pode ter uma vida útil de mais de 10 anos!

E esse número fica ainda maior quando todas as manutenções preventivas são realizadas conforme orientação do fabricante.

Em regra geral, essas manutenções devem ser feitas de forma periódica para garantir o bom funcionamento e evitar futuros problemas, assim como para garantir mais tempo de vida útil para o equipamento.

Dessa forma, escolher uma marca de confiança é a melhor forma de economizar a médio prazo e garantir um trabalho bem feito.

 

Conheça os modelos da Branco

A Branco é a marca preferida dos brasileiros quando o assunto envolve motobombas.

O reconhecimento aos equipamentos de qualidade e excelente performance foram reconhecidos através do prêmio Top of Mind, que a empresa recebeu da Revista Rural.

São mais de 40 opções desenvolvidos com alta tecnologia e que atendem as mais diversas necessidades dos milhares de clientes em todo o Brasil.

Para acertar na melhor escolha é necessária uma avaliação a respeito da aplicação e objetivos a serem alcançados, além de fatores técnicos que são fundamentais para encontrar a motobomba ideal, como:

    ● altura de sucção,

    ● comprimento da tubulação,

    ● altura de recalque,

Diante de tantas informações, você pode estar imaginando a dificuldade em localizar a melhor opção para o seu empreendimento, mas é claro que a Branco vai ajudar você nessa jornada!

No nosso site, você encontra uma calculadora que facilita o dimensionamento do melhor equipamento para a sua realidade, basta acessá-la, preencher os dados e obter o resultado que aponta, entre os tipos de motobomba, a ideal para o seu projeto.

A ferramenta é 100% gratuita e contribui para a escolha correta para cada tipo de aplicação. Para tornar esse processo ainda mais rápido, a nossa calculadora preenche automaticamente os dados mais técnicos, como o fator de perda de carga e o MCA.

Acesse agora mesmo a nossa calculadora de motobomba e saiba qual é o equipamento da Branco Motores mais indicado para a sua aplicação.