Equipamentos EPI: a importância do uso adequado de equipamentos de segurança. 


 

No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. Em média, são 6 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego. 

Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México. 

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e confirmam a importância da prevenção.

Sabendo disso, neste post, apresentamos a importância da política de segurança do trabalho e do uso adequado dos EPIs.

Continue lendo o artigo! 

 


Equipamentos EPI aumentam proteção e diminuem riscos de acidentes

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são importantes porque protegem os trabalhadores dos riscos relacionados à saúde ou à segurança no trabalho. 

De acordo com a Portaria n° 3.214/1978, elaborada pelo Ministério do Trabalho, são cinco os riscos principais no ambiente laboral:

  • Riscos de acidentes;

  • Riscos ergonômicos;

  • Riscos físicos;

  • Riscos químicos;

  • Riscos biológicos.

Neste contexto, os EPIs são fundamentais porque protegem os profissionais desses riscos, evitando acidentes, danos à saúde, afastamento do trabalho e uma série de outros problemas que podem custar caro para a empresa e para o trabalhador.

 

A importância da segurança no trabalho  


Às empresas cabe o desafio de garantir, por meio do uso de EPIs e de boas condições de trabalho, a estrutura ideal para o pleno exercício das atividades dos colaboradores com um alto nível de segurança.

Na prática, uma política efetiva de segurança do trabalho permite:

  • Proteger os trabalhadores;

  • Cumprir as regulamentações federais, estaduais e regionais;

  • Aderir às diretrizes da empresa;

  • Compreender o que é tecnicamente viável no local de trabalho.

As vantagens dos produtos EPI
 

Em uma política de segurança no local do trabalho, o uso dos EPIs é parte fundamental da estratégia. Conheça, a seguir, algumas das principais vantagens de contar com os EPIs.

Vale lembrar que é dever do proprietário de uma empresa fornecer EPIs para todos os funcionários, garantindo orientação para que os equipamentos sejam bem mantidos, armazenados de forma adequada e usados ​​corretamente.

Portanto, vamos dar uma olhada nos benefícios de fornecer EPI adequado.

1. Menos lesões


Se os funcionários estiverem equipados com medidas de segurança adequadas, inevitavelmente haverá menos ferimentos. Em primeiro lugar, isso beneficia o bem-estar de sua força de trabalho. De outro modo, também terá um impacto positivo na cultura de saúde e segurança de sua empresa, na reputação da sua marca e, claro, na gestão financeira porque você não estará sujeito a multas e reclamações.


2. Menos doença
 

Em muitos casos, os acidentes de trabalho podem resultar na necessidade de afastamento dos funcionários. Isso pode resultar em duas coisas:

  1. A empresa terá menos mão de obra para manter a produtividade e cumprir prazos; e   

  2. Será preciso pagar ao funcionário o auxílio-doença.

3. Conformidade com a lei


O uso do EPI é coberto pela norma máxima Lei n.º 6.514/77 da CLT que dispõe sobre a obrigatoriedade dos equipamentos de proteção individual. Como documento complementar, a NR6 lista quais equipamentos são classificados como EPIs.

As normas legais determinam as circunstâncias do uso e responsabilidades de empregador e empregado em relação aos EPIs. Portanto, fazer bom uso deles é fundamental para minimizar riscos derivados de atividades relacionadas ao trabalho.



4. Contribui para recrutamento e retenção de colaboradores


Culturas positivas de saúde e segurança podem aumentar a motivação e provar aos funcionários que sua empresa realmente se preocupa com eles. As culturas negativas de saúde e segurança fazem o oposto. 

Afinal, quem quer trabalhar para um empregador que desconsidera sua segurança e bem-estar geral?

Investir em uma política de segurança no trabalho e no uso adequado de EPIs é uma das melhores maneiras de manter seus colaboradores satisfeitos e, claro, atrair novos talentos.

 

5. Fortalece a reputação da marca e evita perda de negócios


Se sua reputação sofrer um golpe por conta de um acidente de trabalho, isso poderá ter um efeito de bola de neve nos resultados financeiros de sua empresa. 

Por exemplo, você pode perder sua vantagem competitiva em licitações ou ter clientes menos dispostos a fazer parceria com você. O resultado final? Menos receita.

Portanto, investir no uso de EPIs é uma ótima maneira de manter consistência na sua área de atuação, preservando a reputação da sua marca.

 

Branco Motores lança linha de Equipamentos EPI 


Mais do que desenvolver soluções para as suas necessidades, a Branco pensa em você. Por isso, desenvolvemos a nova linha de equipamentos de proteção individual.

Com os novos produtos, queremos garantir cuidado e segurança para quem mais precisa. Veja abaixo os EPIs recém-lançados da Branco:

  • Perneira

  • Luva Petroleira

  • Luva Nylon

  • Capacete com proteção facial e protetor auricular

  • Boné Roçador

  • Protetor Auricular 14db

  • Protetor Auricular 24db

  • Kit segurança roçador

  • Calça motosserra

  • Macacão herbicida

  • Avental roçador

Agora, você já sabe: pode garantir os EPIs importantes para a condução do seu trabalho com a qualidade já conhecida da Branco Motores. Mais tranquilidade e  segurança para os profissionais. 

Ficou curioso e quer saber mais? Acesse a página de lançamentos dos EPI e conte com a proteção que você precisa.

https://www.branco.com.br/la/pt_br/produtos/epi.html