O Brasil é uma das grandes potências mundiais quando o assunto envolve produtos agrícolas.
No entanto, e por incrível que possa parecer, nosso país utilizava em 2016 apenas 7,8% do seu território como lavouras. Esse estudo foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em novembro de 2017, a agência norte-americana de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), divulgou números que atestam essa condição, apresentando 7,6% do território brasileiro ocupado com plantações.
A título de comparação, vale conhecer números de alguns países com relação ao assunto:
● Dinamarca - 76,8%,
● Reino Unido - 63,9%,
● Índia - 60,5%,
● Alemanha - 56,9%,
● Estados Unidos - 18,3%,
● China - 17,7%.
Neste post, apresentaremos a potencialidade brasileira no cultivo de produtos agrícolas e sua condição excepcional para melhorar ainda mais esses resultados. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Qual a importância do Brasil no cenário econômico mundial?
O Brasil é atualmente a 12ª economia do mundo, segundo a Agência de Classificação de Risco Austin Rating, mas deverá cair para a 14ª posição com a consolidação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2021.
Não é preciso entrarmos nos detalhes da recessão econômica e pandemia que vivemos nos últimos dois anos, além das condições menos favoráveis para uma reação imediata de recuperação, diferente dos nossos principais concorrentes.
No entanto, o Brasil tem uma potencialidade de crescimento de fazer inveja na maioria das economias mundiais, pois a sua capacidade de aumentar as lavouras e as possibilidades nas demais áreas são altas e consistentes.
Estudos realizados pela empresa de consultoria holandesa KPMG, em concordância com a inglesa PwC, colocam o Brasil entre as 5 maiores economias do mundo no ano de 2050.
Quais os produtos agrícolas cultivados no Brasil?
Após apresentar as condições atuais e futuras do país, não existe mais dúvidas que o Brasil será o país que irá produzir grande parte dos alimentos das bilhões de pessoas do planeta.
Contando com o trabalho do nosso povo e especialmente com os pequenos produtores, nossas lavouras são surpreendentes, onde os seguintes produtos agrícolas são os grandes destaques:
Cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar foi o primeiro produto de cultivo da história do Brasil e continua ocupando um importante espaço na economia, pois somos o maior produtor do mundo.
Café
Outra cultura que faz parte da história nacional é a do café, continuamos sendo um dos maiores produtores do mundo, com uma área plantada que ultrapassa 1,8 milhão de hectares.
Laranja
O Brasil é o maior produtor de laranja no mundo, onde na safra 2021/2022 a produção estimada será de 294 milhões de caixas desse saboroso fruto.
Soja
Outro dos produtos agrícolas nas quais somos os líderes mundiais é a soja, na última safra foram produzidas 135,409 milhões de toneladas desse grão.
Tabaco
Uma produção de sucesso, apesar de não ser a mais indicada para a saúde humana, é a de tabaco. Somos o terceiro maior produtor do mundo, com 375 mil hectares de área cultivada.
Cacau
O cacau, principal matéria-prima do chocolate, é outro campeão de cultivo no Brasil, ficando todos os anos entre os 10 maiores produtores do mundo.
Milho
Finalmente chegamos ao milho, outro produto em que estamos sempre tentando obter a liderança mundial, mas hoje pertence aos Estados Unidos.
Tecnologia e o futuro
Como se observa, o Brasil é uma potência mundial na produção agrícola e para atingirmos melhores resultados o caminho se chama tecnologia.
Pesquisas, estudos, equipamentos e desenvolvimento, possibilitando que a otimização de todas as fases dessa atividade seja possível.
Acompanhando as previsões dos especialistas, estaremos entre as 5 nações mais ricas do mundo em 2050. Certamente seremos líderes na produção de muitos produtos.
Agora que você sabe mais sobre a potencialidade brasileira no cultivo de produtos agrícolas, conheça detalhes da Branco Motores, uma das principais marcas de equipamentos e tecnologias voltadas ao pequeno produtor brasileiro!