Qual o melhor modelo de motocultivador? Saiba como escolher o seu!


Um motocultivador é o equipamento utilizado para revolver o solo plano ou levemente inclinado de pequenas áreas. Por ser uma máquina de cultivo menor que outros maquinários, sua utilização geralmente é feita com o objetivo de preparar a superfície do solo para o plantio de diversas culturas.   

Mas isso não quer dizer que um motocultivador tem apenas essa aplicação, ele também pode ser utilizado para descompactar e misturar o solo, melhorando sua drenagem, e torná-lo mais aerado e rico em nutrientes quando compostos são adicionados na terra que será misturada, como estrume, fertilizantes e outros. Além disso, é uma excelente ferramenta para controlar as ervas daninhas, aragem, jardinagem, manutenção de camas de aviários e até para transportar pequenas carretas. 

Neste conteúdo, vamos te apresentar um breve guia do que é preciso levar em consideração antes de escolher um modelo de motocultivador para utilizar na sua terra.

No final, você confere os 5 modelos da Branco e suas especificações técnicas. Assim, você conseguirá identificar qual atenderá perfeitamente suas necessidades.

Boa leitura! 


O que é preciso avaliar antes de escolher um modelo de motocultivador?

 

Os motocultivadores estão disponíveis em diferentes modelos, com medidas, potências e outras características exclusivas de cada um.

Por isso, é fundamental saber qual modelo se encaixa melhor às suas necessidades para conseguir utilizar o máximo de potencial sem correr o risco de investir em algo que vai além do necessário ou esteja aquém de suas expectativas.

Para evitar que você passe por isso, vamos destacar alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de escolher o melhor modelo. Confira:

●        Tipo do terreno e do solo que irá trabalhar;

●        Tamanho da área que será trabalhada (quanto maior a área, maior deve ser a autonomia);

●        Tipos de utilizações. Motocultivadores mais potentes podem ser utilizados para uma maior variedade de tarefas.

Após identificar esses pontos, você deve analisar o modelo de motocultivador pelas seguintes características:

1- Tamanho e peso do motocultivador
 

Cultivadores menores e mais leves são mais adequados para áreas com pouca mobilidade, como solos de estufa ou jardins devido ao fácil manuseio. Os modelos maiores e mais pesados são melhores para cobrir grandes áreas, solos não cultivados, virgens ou extremamente compactados, porém são mais difíceis de manusear. 

 

2- Largura de corte e diâmetro das lâminas
 

A largura de corte de um motocultivador determina a área que será trabalhada simultaneamente, ou seja, a largura da superfície que será revolvida de cada vez. Já o diâmetro das lâminas define a profundidade que o equipamento penetrará no solo.

 

3- Tipo de acessórios compatíveis com o modelo
 

Cada motocultivador tem compatibilidade com diferentes tipos de acessórios, como: enxadas para capinar, rotativas, roda de aço e sulcador, por exemplo. Cada acessório atende a determinados tipos de aplicação. Portanto, antes de escolher seu modelo, não deixe de verificar se ele é compatível com os acessórios necessários para seu trabalho.

Os 5 modelos de motocultivadores da Branco
 

Agora que você sabe em quais detalhes deve prestar atenção antes de escolher seu motocultivador, confira os 5 modelos da Branco, nossos tratoritos.

 

Tratorito BTTD 5.0 - 800

Motor a diesel, potência máxima de 5 CV a 3600 rpm, tração por pneus ou enxadas rotativas com largura de corte de 800 mm com disco e profundidade de penetração de 150 a 300 mm, 85 kg de peso e dimensões de 1500 x 800 x 1200 mm. Pode ser utilizado em inclinações de até 25º.

Tratorito BTTD 10.0 - 1500

Motor a diesel, potência máxima de 10 CV a 3600 rpm, tração por pneus ou enxadas rotativas com largura de corte de 1500 mm com disco e profundidade de penetração de 150 a 300 mm, 140 kg de peso e dimensões de 1800 x 1500 x 1350 mm. Pode ser utilizado em inclinações de até 25º. Disponível também com partida elétrica.

Tratorito BTTG 6.5 - 800

Motor a gasolina, potência máxima de 6,5 CV a 3600 rpm, tração por pneus ou enxadas rotativas com largura de corte de 800 mm com disco e profundidade de penetração de 150 a 300 mm, 85 kg de peso e dimensões de 1500 X 800 X 1200 mm. Pode ser utilizado em inclinações de até 25º.

Tratorito Multiagro BTTG - 6.5 - 650

Modelo de motocultivador multifuncional da Branco. Motor a gasolina, potência máxima de 6,5 CV, tração por rodas ou enxadas rotativas com largura de corte de 650 mm com preparadora, 180mm com sulcadora e de 470 a 650mm com revolvedora. Peso de 110 kg e dimensões de 1600 X 660 X 1200 mm. Pode ser utilizado somente em áreas planas.

Tratorito Granja BTTG - 6.5 - 620

Modelo destinado para a manutenção da cama do aviário. Motor a gasolina, potência máxima de 6,5 CV a 3600 rpm, tração por pneus ou enxadas rotativas com largura de corte de 620 mm e penetração de 150 a 300 mm. Peso de 107 kg de peso e dimensões de 1500 X 620 X 1200 mm. Pode ser utilizado somente em áreas planas.

Pronto! Agora você sabe o que é preciso avaliar antes de escolher um motocultivador e conhece os modelos de tratoritos da Branco.
 

Se quiser saber mais sobre todas as especificações técnicas de cada um deles, visite o site. Além de esclarecer as dúvidas restantes você confere todos os acessórios que temos à disposição para integrar no seu tratorito e fazer um excelente trabalho.