Roçadeira de grama: como utilizá-la corretamente?

Cuidados e técnicas no uso da roçadeira de grama!


 

O uso da roçadeira de grama não consiste apenas em conduzir o equipamento pelo terreno que se deseja limpar e depois obter o resultado esperado.

Trabalhar próximo à natureza, e especialmente deixar os ambientes bonitos e harmoniosos, é uma satisfação. No entanto, existem técnicas importantes que colaboram para isso.

Neste post, apresentaremos como melhorar o seu desempenho utilizando a roçadeira de grama, garantindo um jardim mais belo e bem cuidado. Continue lendo e conheça detalhes sobre o assunto.

A roçadeira de grama

A roçadeira de grama é um equipamento que possui um motor e lâminas em instrumento de corte na sua parte inferior, que facilitam bastante a limpeza dos jardins.

●      lâmina de duas pontas,

●      lâmina de três pontas,

●      cortador de nylon para cortes baixos

●      Disco de corte.

Como usar corretamente a roçadeira de grama?

O uso correto da roçadeira de grama ajudará você a alcançar seus objetivos sem um esforço acima do necessário.

As lâminas ou nylon em uma roçadeira giram no sentido anti-horário, portanto, o ideal é que você movimente o equipamento da direita para a esquerda, desse modo terá melhores resultados.

Em casos de gramado muito alto, a movimentação terá que ser realizada nos dois sentidos, para se obter maior produtividade.

Por isso, quando o corte estiver sendo realizado no primeiro sentido (direita para esquerda) é importante acelerar o motor, diminuindo a sua rotação no processo de retorno.

Planejando o trabalho

Quando as áreas são extensas e planas, o melhor é dividir todo o espaço em quadrados imaginários, iniciando o corte pelas extremidades e seguindo em direção ao centro.

Isso possibilitará que você avalie se o trabalho foi bem realizado, pois poderá comparar com os locais ainda não roçados.

Caso existam falhas, será preciso um pouco mais de atenção para que os resultados fiquem perfeitos.

 

Segurança é fundamental

Para que você não seja alvo de farpas, tocos, pedaços de madeiras e pequenas pedras, é importante a utilização de roupas adequadas para a realização do trabalho, garantindo a segurança. Então, use:

●      calças grossas,

●      camisa de manga comprida,

●      luvas,

●      óculos de proteção,

●      protetores auditivos.

 

Cuidados e manutenção da roçadeira de grama

Para que seu equipamento tenha uma vida útil longa e esteja sempre em boas condições de uso, é importante ter os seguintes cuidados:

●      limpar o filtro de ar após o uso, lavando-o e aguardando secar para reinstalá-lo,

●      limpar a vela de ignição, quando estiver suja ou molhada,

●      caso o equipamento fique parado por alguns dias, retire o combustível do tanque.

Por último, mantenha a roçadeira e as lâminas limpas e guardadas em local apropriado, preferencialmente longe das crianças.

 

Como escolher a melhor opção de roçadeira?

A escolha da melhor roçadeira depende de fatores como tempo de utilização, características do local a ser trabalhado e objetivo do seu uso (profissional ou doméstico).

São diversos modelos à disposição, que podem ser conhecidos através dos seus catálogos técnicos ou em uma revendedora autorizada Branco, onde ajudarão você a encontrar a melhor opção para a sua necessidade.

Agora que você já sabe como usar corretamente a roçadeira de grama, vale conhecer os modelos desenvolvidos pela Branco, uma empresa que desde 1936 oferece soluções pioneiras e eficientes ao mercado.