Como a economia circular na agricultura pode trazer lucros para o pequeno produtor?


A economia global tem se comportado como se os recursos materiais do planeta fossem ilimitados, consumindo biomassa, combustíveis fósseis e minerais em volumes que chegam a 90 trilhões de toneladas anualmente. A extração de recursos naturais mais que triplicou desde 1970.

E o ritmo de consumo segue acelerado, colocando em sério risco à base de recursos naturais do planeta. Se a tendência se mantiver, em 2050 o planeta precisará de 180 bilhões de toneladas de recursos materiais anualmente.

Neste contexto, é fundamental entender o que podemos fazer para preservar o meio ambiente. Daí a importância de entender a proposta da economia circular na agricultura. Essa prática sustentável pode gerar diversos ganhos para o pequeno produtor e para o planeta.

Continue a leitura! 

O que é economica circular ?
 

A economia circular visa aumentar a eficiência econômica e ecológica. É denominada “circular” porque se opõe ao modelo linear típico, que parte das matérias-primas, levando à sua transformação e descarte. Um sistema circular, por outro lado, prevê a reciclagem de recursos, com o objetivo final de minimizar o desperdício e proteger a sustentabilidade do planeta.

A economia circular na agricultura
 

Do ponto de vista da economia circular, torna-se essencial não só reduzir o desperdício, mas também explorá-lo para criar um novo valor. Sendo assim, a agricultura é o setor perfeito para praticar a economia circular, produzindo produtos sustentáveis ​​a partir de fontes renováveis. Veja só algumas aplicações:

●        Durante séculos, os dejetos animais da pecuária têm sido utilizados como fonte para obtenção de fertilizantes e corretivos do solo para a agricultura. Ricos em nutrientes e, em particular, nitrogênio, fósforo e potássio, enriquecem o solo e melhoram sua estética.

●        Outro uso circular dos recursos agrícolas é a biomassa, matéria orgânica gerada por plantas e animais que é usada para produzir energia. Além dela, outros materiais residuais, como lenha, líquidos de resíduos agrícolas ou algas marinhas também podem ser usados ​​diretamente ou modificados para obter fontes de energia limpa, que minimizem o preenchimento de aterros sanitários.

●      Aumentar a eficiência e reduzir o desperdício também é um objetivo que a economia circular compartilha com a agricultura de precisão. Com essa estratégia, o uso de fertilizantes e produtos químicos é dosado de acordo com as necessidades do solo. Assim, é possível fornecer a quantidade certa de substâncias para o desenvolvimento das plantas. A abordagem melhora o desempenho e a produtividade da lavoura enquanto reduz o impacto ambiental.


Princípios da economia circular no agronegócio  
 

Existem três princípios da economia circular aplicáveis ​​ao setor do agronegócio. Todos atravessam os aspectos biológicos e técnicos sendo usados no processo de produção agrícola. Confira:

 

  1. A poluição e os resíduos são substituídos para se tornarem regenerativos, evitando danos à saúde humana e ao meio ambiente. A poluição do ar, terra e água devem ser evitadas. Agroquímicos são substituídos por produtos naturais e energias renováveis.

  2. Preservar o valor ao longo do tempo e projetar para durabilidade, reutilização, remanufatura e reciclagem. É assim que a economia circular privilegia o efetivo uso de material de base biológica antes de retornar ao sistema natural. Portanto, o princípio é ganhar valor com os resíduos, desenvolver subprodutos que possam servir de insumo ou abrir novas oportunidades de mercado.

  3. Um sistema circular na agricultura evita o uso de recursos não renováveis ​​e devolve nutrientes valiosos ao solo para apoiar a regeneração natural.


Economia circular: principais vantagens dessa abordagem 


De acordo com as previsões da União Europeia, a adoção de medidas relacionadas com a economia circular permitiria às empresas europeias uma poupança total de cerca de 600 mil milhões de euros por ano, ou seja, cerca de 8% do volume de negócios total. Ao mesmo tempo, as emissões totais de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas entre 2% e 4%.

Os benefícios da economia circular na agricultura são muitos:

 

●        Maior disponibilidade de matéria-prima;

●        Redução de desperdícios, minimizando os impactos ambientais;

●        Aumento de competitividade graças à abordagem sustentável, que leva à economia de recursos e maximiza a produtividade e a margem de lucro.

●        Incentiva a inovação e a melhoria contínua, potencializando o crescimento econômico.

 

A partir do uso de resíduos agrícolas, subprodutos e coprodutos, a economia circular aborda desafios ambientais, impulsiona a inovação, cria novas práticas de negócios e gera novos empregos.

 

As novas tecnologias são capazes de converter resíduos alimentares em fertilizantes orgânicos e biomateriais. Além disso, a economia circular gera vantagens para o produtor rural, porque permite a reparação e manutenção de agrotecnologias; reutilização e redistribuição; reforma e remanufatura; e reciclagem.

 

De acordo com projeções da Fundação Ellen MacArthur, até 2025 é possível gerar US$ 1 trilhão de economia a partir da redução de custos com materiais em um sistema circular. Cabe aos empresários de diferentes setores, inclusive ao produtor rural, tomar a decisão de fazer diferente.

 

Na Branco Motores, estamos lado a lado com aqueles que trabalham no setor agrícola, para ajudá-los a enfrentar os desafios diários. Fornecemos equipamentos de ponta, confiáveis ​​e fáceis de usar há 85 anos. E queremos ajudar você a implementar a economia circular na sua propriedade. Confira nosso portfólio e comece logo.