Conheça 5 dicas fundamentais para aumentar a produção rural.  


O rendimento e o sucesso das safras formam um aspecto essencial do dia a dia de cada agricultor, impactando o quão lucrativas suas terras podem ser. Aprender como melhorar a produção rural é a chave para uma agricultura bem-sucedida.

O acesso a novos métodos de plantio e tecnologias deu aos produtores rurais a oportunidade de melhorar os resultados. A modernização é a chave para manter a sustentabilidade da sua propriedade a longo prazo.

Quer conhecer 5 maneiras de aumentar a sua produção rural? Então, continue a leitura.

 

A importância do aumento da produção rural

Ter uma boa produtividade é essencial para gerar eficiência na agricultura. Por isso, fazer algumas mudanças pode ser necessário para aumentar a sua produção rural. Mas, em primeiro lugar, por que os rendimentos das safras são tão importantes para a agricultura?

O conceito de agricultura de alto desempenho (também chamada de agricultura de precisão) é fundamental para a compreensão da importância dos rendimentos das colheitas. O quanto você pode produzir em uma determinada quantidade de terra é essencialmente o quão eficiente você é como agricultor.

Na economia de hoje, ser capaz de desempenhar as tarefas do dia a dia com eficiência é fundamental. Somente assim você irá garantir que está maximizando seu espaço e a terra que trabalhou para cultivar. O rendimento das safras não determina apenas sua eficiência, mas também seu resultado financeiro.

 

Qual é o risco associado à tentativa de aumentar os rendimentos?

Tudo o que você faz em sua propriedade tem consequências e, para aprender como aumentar a produção e o rendimento das safras, você terá que tomar cada decisão a partir da realização de estudos e análises.

Isso não significa que você não pode tentar algo, falhar e aprender. Mas significa que as tentativas de aumentar a eficiência podem afetar seus resultados financeiros.

 

As 5 principais maneiras de aumentar a produtividade rural

Não importa o tamanho da sua propriedade, você sempre precisa encarar a atividade agrícola como um negócio, exercendo cada função com o máximo de seriedade e profissionalismo possível. Procure formação técnica e realize um rígido controle financeiro para evitar desperdícios.

Outro ponto importante: considere suas colheitas como os ingredientes de uma receita. A época certa para o plantio, qualidade do solo, as sementes utilizadas e as práticas de plantio determinarão a resistência geral do produto final, ou seja, das safras que você está cultivando.

Independentemente da cultura escolhida, ela será beneficiada ao se utilizar, por exemplo, sementes de qualidade, que tenham força para sobreviver às condições climáticas e, assim, maximizar os rendimentos.

A ciência por trás das sementes melhorou muito, mas ainda existem outras técnicas e métodos para aumentar sua eficiência. Conheça mais sobre eles a seguir.

 

1- Utilize fertilizantes

Cultivar o solo com fertilizantes é uma parte importante para manter as condições ideais do solo. Fertilizar a plantação na época da semeadura pode ajudar a fornecer às sementes nutrientes essenciais como potássio, fósforo e cálcio.

zona da raiz é a área mais importante, sendo fundamental o seu fortalecimento para facilitar o crescimento e o aumento da produção.

2- Teste o solo

O teste de solo deve estar na sua lista de tarefas desde o início, porque seu solo e suas necessidades influenciarão diretamente o crescimento de suas safras. O exame dos níveis de fósforo, potássio e fertilização lhe dará uma ideia de como lidar com suas colheitas.

Ele também permitirá que você saiba quando as condições de solo adequadas estão se formando, como a densidade ideal e a quantidade certa de nutrientes, para que você esteja pronto para começar o plantio.

3- Garanta a drenagem adequada de água

gerenciamento da água é essencial para a sobrevivência da cultura e para aumentar a produção rural. É importante garantir que sua plantação esteja recebendo água suficiente, mas também que não esteja sendo regada em excesso.

desenvolvimento de um sistema de irrigação e drenagem em suas plantações pode ajudar a prevenir o encharcamento e a salinização do solo, os quais podem impedir o crescimento e a produção.

4- Pratique a rotação de cultura

É importante entender como o plantio de safras recorrentes pode afetar sua produção geral. Por exemplo: o plantio de milho em anos consecutivos em uma mesma área já se provou ser menos eficaz. Isso significa que o plantio dessa cultura ano após ano só deve ser considerado quando as condições do solo são fortes o suficiente.

O ideal, para evitar dores de cabeça ligadas ao empobrecimento do solo, é considerar a rotação de cultura, com o plantio de safras alternativas - como a soja, por exemplo. Escolher outras culturas ajuda a diversificar as demandas de seu solo. E isso resulta em colheitas que não apenas rendem mais, mas produzem continuamente ano após ano.

5- Conte com a ajuda da tecnologia

Foi-se o tempo que o cultivo da terra era realizado apenas manualmente. Hoje, a tecnologia é a melhor aliada na produção rural. Você pode contar com a ajuda dos equipamentos da Branco para aumentar a produtividade da sua propriedade.

Fundada em 1936, a Branco Motores é uma das principais marcas nacionais no segmento de força e energia e oferece o mais completo e inovador portfólio de produtos para o pequeno produtor.

A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. O portfólio conta com produtos nas linhas de motores, geradores, motobombas, motocultivadores e produtos para jardim.

Conte com a Branco para tornar a sua produção rural ainda melhor, mais precisa e inteligente. Encontre, agora mesmo, o ponto de vendas mais próximo de você.