O que é hortoterapia e como ela fortalece a saúde mental?
A hortoterapia está se tornando uma tendência em todo o mundo pelos diversos benefícios que oferece para à saúde mental.
Assim como o nome já sugere, essa ferramenta terapêutica consiste no cultivo de flores, plantas e hortaliças para aumentar a conexão entre o corpo e a mente, e promover o relaxamento.
Seja em grupo ou individual, em um ambiente próprio para isso ou em casa, essa prática promete aumentar o seu bem-estar e oferecer equilíbrio emocional.
Continue lendo para saber mais e entenda para que serve a hortoterapia.
O que é hortoterapia?
A hortoterapia, como já introduzido, é uma prática terapêutica que envolve o cultivo de hortaliças, plantas e flores, e a jardinagem em geral.
Ela pretende melhorar a saúde física e, principalmente, a mental de todos os tipos de pessoas, sem haver limite de idade.
Para isso, é necessário ter contato direto com a terra e plantar algo, podendo ser em pequenos vasos, em hortas comunitárias ou no quintal de casa.
Além disso, algumas clínicas, hospitais e unidades básicas de saúde já utilizam esse método para incentivar a recuperação e o bem-estar dos seus pacientes.
Segundo a American Horticultural Therapy Association (AHTA), durante as décadas de 40 e 50, por exemplo, algumas instituições de saúde americana a utilizaram para ajudar na recuperação de veteranos de guerra hospitalizados, auxiliando na aprendizagem ou reaprendizagem de habilidades.
A jardinagem como a oportunidade de fortalecer a conexão com a natureza
A hortoterapia é uma ótima forma de fortalecer a sua conexão com a natureza e usufruir de todos os benefícios que ela oferece.
Ainda de acordo com a AHTA, essa prática impacta na memória, nas habilidades cognitivas, na iniciação de tarefas, no desenvolvimento da linguagem e, caso da atividade ocorra em grupo, na socialização.
E os benefícios não são só mentais. Também ocorre o fortalecimento dos músculos, a melhora da coordenação motora, o aumento da resistência física e o equilíbrio corporal.
A hortoterapia ainda incentiva as pessoas a trabalharem de forma independente, a resolverem problemas e a seguirem instruções.
É um momento leve, descontraído e relaxante que mudará totalmente a sua rotina!
Vale ressaltar que para sentir os efeitos da hortoterapia não é necessário dedicar horas do dia! Segundo um estudo da Ecopsychology, passar apenas 10 minutos em meio à natureza é suficiente para reduzir o estresse e melhorar o humor.
Como inserir a hortoterapia na sua rotina?
Não existe apenas uma forma de inserir a hortoterapia na sua rotina.
Enquanto há pessoas que procuram por hortas comunitárias ou espaços voltados a essa prática, há quem prefira separar um cantinho do jardim para cultivar suas plantas favoritas.
E para quem tem limitações de movimentos, como pessoas em cadeira de rodas ou com doenças degenerativas, apenas observar um jardim, uma horta ou um pomar já traz benefícios.
Mas, caso você queira colocar a mão na massa e criar uma horta na sua casa, temos algumas dicas valiosas:
escolha um local com iluminação e ventilação natural,
se você não for plantar diretamente na terra, compre vasos ou reutilize garrafas PET e caixas de leite,
se necessário, compre terra e solo bem adubado. Já se for plantar diretamente na terra, retire todas as pedras e outras matérias orgânicas indesejadas,
selecione as espécies desejadas, considerando a estação atual, o clima na sua cidade e a luminosidade da sua casa.
Se você não tem certeza do que quer plantar, algumas plantas são bem resistentes e ideais para quem está começando agora, como alecrim, hortelã e salsa.
Leia também: Horta suspensa: o que é, como criar uma e como cuidar?
Quais equipamentos podem ajudar na hortoterapia?
De nada adianta você ter um cantinho bonito, com plantas bem cuidadas se o resto do jardim está desorganizado.
Isso pode, inclusive, prejudicar o seu cultivo, especialmente quando falamos sobre o plantio de hortaliças no chão, em áreas com grama.
Para evitar que o seu momento de relaxamento se torne um estresse, alguns equipamentos podem ajudar, como:
soprador: auxilia na remoção de detritos e folhas soltas de gramados, jardins, canteiros, calçadas e hortas, deixando tudo limpo de forma rápida,
cortador de grama: mantém a grama bem aparada e verdinha, e garante que o gramado não cresça demais e tome conta de todo o jardim,
roçadeira: ideal para fazer a limpeza de grandes áreas e de cantinhos,
aparador de cercas: caso você queira cultivar uma cerca viva ou tenha plantas mais altas, esse equipamento é perfeito para auxiliar na manutenção,
pulverizador: ajuda sua horta a ficar sem pragas e sem doenças, já que permite a aplicação de fertilizantes, pesticidas e herbicidas de maneira ágil e eficaz.
A Branco Motores conta com uma linha que é ideal para os praticantes de hortoterapia: a Casa & Jardim.
Ela é composta por equipamentos que tornam a jardinagem mais leve e prática, permitindo que você aproveite o seu tempo livre de forma única e conecte-se ainda mais profundamente com a natureza.
Assim você reduzirá o estresse, fortalecerá o seu corpo e terá muito mais qualidade de vida.
Clique aqui para conhecer a linha Casa & Jardim e iniciar o seu planejamento para cultivar plantas na sua casa!
E para ver mais dicas sobre jardinagem, acompanhe o nosso blog.