Qual a diferença entre pulverizador e atomizador? Saiba mais sobre esses equipamentos


É comum que agricultores se perguntem qual a diferença entre pulverizador e atomizador na hora de realizar o controle químico de pragas.

Esses dois equipamentos podem ser utilizados para esse fim, mas contam com indicações diferentes. 

A partir da escolha correta é possível tornar a aplicação de agroquímicos mais rápida, simples e, principalmente, segura.

Continue lendo para saber mais e entenda qual a diferença entre pulverizador e atomizador.

 

A importância do controle químico de pragas

O controle químico de pragas é um processo indispensável para todos os tipos de culturas e está se tornando ainda mais importante durante as mudanças climáticas que estamos vivendo.

Segundo uma pesquisa realizada pelas Nações Unidas, cerca de 40% de toda a produção mundial é perdida para as pragas. Isso gera um impacto financeiro de mais de US$ 220 bilhões.

Além disso, os invasores são um dos principais responsáveis pela perda da biodiversidade, ameaçando não apenas o lucro da agricultura, mas também a segurança alimentar como um todo.

Por todos esses motivos, deve-se realizar o controle químico, mas sempre com responsabilidade para garantir a segurança de todos os envolvidos na cadeia, desde os agricultores até os consumidores finais.

 

Qual a diferença entre pulverizador e atomizador?

Entenda qual a diferença entre pulverizador e atomizador.

Pulverizador

O pulverizador é o equipamento que pulveriza, ou seja, distribui uma substância líquida em uma certa quantidade para uma área específica.

Essa substância pode já vir em estado líquido ou, em alguns equipamentos, pode ser em grãos, devendo ser diluída em água. Nesse último caso, a mistura chama-se calda.

O equipamento tem um funcionamento simples: quando há o acionamento, o motor lança o defensivo em micro gotículas, garantindo a sua distribuição na cultura.

Vale ressaltar que esse acionamento pode ser feito de forma manual ou a partir de um motor, dependendo do modelo escolhido.

O pulverizador também pode ser utilizado para outros fins que vão além da defesa agrícola, como para esterilização e aplicação de fertilizantes.

Aqui, na Branco Motores, contamos com diversos modelos deste equipamento para garantir uma boa aplicação.

Um deles é o BPC 20BM, que é costal e funciona a bateria ou manualmente. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.

Outro modelo muito procurado é o Pulverizador BPC-25. Esse equipamento conta com motor a combustão e também é costal, oferecendo autonomia e facilidade durante o uso. Para mais detalhes, confira o vídeo.

Além disso, também há a Bomba Pulverizadora 4564. Veja o vídeo abaixo e saiba detalhes sobre o equipamento.

Veja outros modelos no nosso site!

Atomizador

Além da aplicação para controle químico, o atomizador também é indicado para:

Na Branco Motores, contamos com dois modelos de atomizadores. Um deles é o BAT-43, que é ideal para árvores frutíferas mais altas. Dê play no vídeo abaixo e saiba mais.

Já o BAT-59 é mais robusto, aceitando produtos líquidos, em pó ou granulados. Confira mais detalhes no vídeo abaixo.

Qual equipamento é ideal para o controle químico de pragas?

Já sabendo a diferença entre pulverizador e atomizador, você deve estar se perguntando qual é o melhor equipamento para a sua produção.

A verdade é que ambos apresentam benefícios e são úteis para os produtores agrícolas, já que tornam o controle químico mais rápido e prático.

O principal ponto que deve ser considerado para acertar na escolha é o tipo de produção que você tem.

Caso trabalhe com campos menos densos e com culturas mais sensíveis, o pulverizador é o equipamento ideal.

Já se cultiva árvores maiores, o atomizador é o mais indicado para o combate de pragas.

Se você ficou interessado em comprar um de nossos pulverizadores ou atomizadores, visite o nosso site e encontre um revendedor próximo da sua casa.