Tudo que você precisa saber antes de comprar um pulverizador manual


 

O pulverizador manual é amplamente utilizado para facilitar a irrigação, controle de pragas, fertilização de hortas e de plantas ornamentais.

Isso se dá porque esse aparelho oferece diversos benefícios, como mais agilidade, economia de água ou outros insumos, além da economia de tempo.

Mas é necessário escolher um modelo que seja durável e resistente, assim como pensar em todos os cuidados para aumentar a vida útil do equipamento.

Continue lendo para saber mais sobre o pulverizador manual, veja nossas dicas para escolher o ideal para você e mais.

Quais características um pulverizador manual deve ter?

Na hora de comprar um pulverizador manual, algumas características devem ser consideradas, como:

  • capacidade de armazenamento,
  • facilidade para transporte e utilização,
  • material de composição,
  • existência, ou não, de lança.

Além disso, é importante observar as indicações de aplicação. Há modelos mais simples, que contam com baixa capacidade e vêm com bico, por exemplo, indicados para vasos e jardins.

Já para aplicações maiores, como pequenas plantações, o mais recomendado é um modelo maior, com lança para facilitar o uso.

Também é importante considerar possíveis diferenciais, como gatilho com trava, válvula de alívio, trava para transporte e tamanho da lança.

 

Como avaliar a resistência de um pulverizador manual?

Para saber se um pulverizador manual é resistente ou não, é preciso considerar o seu material de fabricação. Prefira plásticos com alta durabilidade que não alteram as características físicas e químicas da água.

O polietileno é um ótimo exemplo, já que esse polímero é resistente a impactos, leve, não oxida, não é tóxico e não interage com a maioria das substâncias.

Outro ponto relacionado a sua resistência é a força do gatilho e a distância que o líquido atinge.

 

Pulverizador x Borrifador: qual a diferença?

A diferença entre um borrifador e um pulverizador manual está na força para disparar o líquido. Esse último é muito mais forte, alcançando áreas maiores e espalhando melhor a água, o defensor ou o fertilizante.

Dessa forma, ele oferece mais benefícios e é ideal para quem deseja aliar praticidade e alta produtividade.

 

Principais dúvidas sobre cuidados com o pulverizador manual

Confira algumas dúvidas relacionadas aos cuidados que devem ser tomados com seu pulverizador manual.

Como evitar o entupimento do equipamento?

O pulverizador manual deve sempre ser higienizado após a utilização de caldas, especialmente quando falamos sobre substâncias que decantam no tanque.

Além do entupimento, alguns defensivos ainda podem corroer o material, causando danos irreparáveis.

 

Quanto tempo pode manter o líquido no pulverizador?

O ideal é retirar o líquido do pulverizador manual assim que você finalizar o seu uso. Caso você esteja utilizando para irrigação, a água pode ficar mais tempo no tanque, já que não causa nenhum dano a curto ou longo prazo.

Para evitar esquecimentos e futuros problemas, crie a rotina de finalizar a aplicação e já realizar a higienização do equipamento.

 
Como limpar um pulverizador manual?

A limpeza desse equipamento é relativamente simples, bastando passar água limpa em baixa pressão em todas as peças, sem esquecer o próprio tanque.

Caso seja necessário, use uma escova de cerdas macias para retirar caldas incrustadas.

Ao utilizar defensivos, cuide para não despejar restos indevidamente em tanques ou pias. Para ver exatamente como realizar o descarte, leia a embalagem com atenção e siga todas as instruções.

 

Como armazenar um pulverizador manual?

A exposição a altas temperaturas pode danificar as peças do pulverizador manual. Por esse motivo, guarde o equipamento em um local fechado, protegido da chuva e do sol.

Uma boa ideia é colocá-lo em um armário da garagem ou em um depósito próprio para seus equipamentos de jardinagem.

 

O que pode ser colocado no pulverizador manual?

Cada pulverizador manual conta com recomendações próprias. Então, é importante conferir o manual completo de cada modelo. Mas, de forma geral, recomenda-se o uso de:

  • água,
  • defensores, já dissolvidos, formando a calda,
  • fertilizantes, também já dissolvidos.

Dessa forma, não se deve usar tinta ou outras substâncias, já que pode danificar o bico, a lança ou o tanque.

Conheça os pulverizadores manuais da Branco Motores

A Branco Motores conta com três modelos de pulverizadores manuais, ideais para a sua necessidade.

O BP 1.5 M é leve e portátil, com capacidade de 1,5 litros. Ele é feito de polietileno, tem alta resistência e conta com bico e o-ring reservas. É recomendado para vasos e jardins.

E o BP 5 M, que tem capacidade de 5 litros, possui alça de transporte lateral, lança em aço inoxidável e é ideal para jardins e pequenas plantações.

Para aplicações mais exigentes, recomendamos o BP 10 M. Esse pulverizador manual tem capacidade de 10 litros, alça para transporte, gatilho com trava e válvula de alívio.

Visite a página de cada modelo para saber mais sobre eles ou clique aqui para encontrar um revendedor próximo de você.