Como escolher o melhor óleo para motor?
O óleo lubrificante possui um importante papel para equipamentos e produtos que utilizam motores a combustão. Por isso, é primordial ter cuidado na hora de escolher qual é o melhor óleo para motor do seu equipamento. Somente assim é possível manter o bom funcionamento e a qualidade da máquina.
Caso a substituição seja feita de modo incorreto, a integridade do motor, das peças e equipamentos pode ser comprometida.
Mas, na hora da troca, como saber qual é o produto correto? Neste artigo, separamos 3 dicas que vão ajudar (e muito) na hora de selecionar o óleo de motor. Continue lendo!

Como escolher o óleo certo para o motor?
Para ter mais segurança na hora de escolher o óleo para motor e evitar danos irreparáveis, o ideal é seguir algumas boas práticas simples.
Veja, a seguir, 3 dicas valiosas de como fazer a escolha certa do melhor óleo para motor!
1. Observe a tabela de óleo de motor
O óleo para motor, assim como outros produtos, possui uma série de características que os diferenciam entre si. Portanto, é preciso saber qual é o tipo de óleo recomendado para o seu motor.
Esta informação, de modo geral, está presente na tabela que acompanha o manual de instruções. Nela, você irá encontrar diferentes siglas e especificações, como:
● Tipo de líquido adequado para o motor;
● SAE (Society of Automotive Engineers): que se refere à viscosidade do óleo, é representada por letras e números ;
● API (American Petroleum Institute): mostra o nível de desempenho do óleo. As siglas usadas, como SL, SM e SN, classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. Quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá;
● JASO – (Japanese Automotive Standards Organization): indica o nível de desempenhos dos lubrificantes que trabalham em conjunto com o combustível para motores dois tempos.
2. Verifique a viscosidade e o desempenho
Os óleos de motores possuem uma determinada viscosidade, determinando sua fluidez. De modo geral, há dois tipos mais comuns: de viscosidade única e de multiviscosidade. Essa característica vem especificada na embalagem do produto, e está sempre acompanhada da sigla SAE, por exemplo: “SAE 5W- 30”.
Já o desempenho, é representado pelas siglas API(SN, SJ, SM, entre outras) ou por ACEA (A3-02, A3-08). Essa informação pode ser localizada no manual de instruções do equipamento, diferente das especificações relativas ao óleo, encontradas na embalagem.
Vale ressaltar que é preciso evitar o uso de qualquer tipo de óleo para motor. Esse descuido tende a causar aquecimento, desgaste e sujeira no equipamento, e pode provocar o consumo excessivo de combustível.
Para óleos dois tempos, a performance pode ser indicada pela sigla JASO (FA, FB, FC ou FD). Sendo a denominação “FA” a de menor performance lubrificante e a “FD” a de maior capacidade de lubrificação. O manual de instruções do equipamento irá indicar a qualidade mínima do óleo dois tempos a ser utilizado.
3. Conheça os diferentes tipos de óleo para motor
Como vimos até aqui, encontrar o melhor óleo para motor é uma tarefa que exige atenção, afinal, uma decisão errada pode implicar no desgaste do produto, causando estragos. Existem diferentes tipos de óleos, como:
Óleo mineral
É um produto com um custo mais baixo. Derivado do petróleo, apresenta em sua composição diversos tipos de hidrocarbonetos com formatos variados.
Ou seja, não apresenta uma uniformidade na sua composição, por isso, sua vida útil é menor e sua performance é a menos previsível se comparado aos outros óleos.
Óleo sintético
É o óleo que oferece melhor performance. Sua composição é de hidrocarbonetos criados em laboratório e de formato homogêneo, garantindo um maior poder lubrificante, maior vida útil do óleo e maior estabilidade.
Além disso, podem possuir ésteres detergentes, aditivos antioxidantes e outros agentes de proteção em sua fórmula.
Óleo semi sintético
É produzido a partir da mistura do óleo sintético e mineral. Com um ótimo custo-benefício, ele possui melhor performance que o óleo mineral padrão, porém inferior ao óleo 100% sintético.
Outra vantagem é que ele possui boa estabilidade em temperaturas mais altas por conta da parte sintética de sua formulação.
E aí, gostou das dicas e já sabe como escolher o melhor óleo para motor correto? Continue acompanhando o blog para mais dicas sobre o tema!
Aproveite e conheça, também, a linha completa de Motores da Branco!