Bioinsumos: o que são e como funcionam?


Os bioinsumos passaram a ser a prática mais adequada para o desenvolvimento sustentável no setor do agronegócio brasileiro e um dos pilares da agricultura mundial.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo, contando com mais de 116 mil espécies animais e mais de 46 mil espécies vegetais distribuídas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.

Nesse extenso universo de espécies vivas e visando promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira, em 2020 o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Bioinsumos.

O objetivo do Programa é aproveitar essa imensa biodiversidade do país para ampliar a oferta de matéria-prima sustentável aos mais diversos sistemas de produção do setor do agronegócio. 

Bioinsumos: saiba o que são, como funcionam e seus benefícios

Esse programa também visa diminuir a necessidade de importação de insumos, como o fertilizante, por exemplo, um dos produtos mais comprados no comércio exterior pelo Brasil.

Quer saber o que são bioinsumos e por que esses produtos são considerados a alternativa mais adequada para a agricultura e outros setores do agronegócio atingirem novos objetivos rumo à sustentabilidade e à lucratividade?

Continue a leitura e confira. 

O que são bioinsumos?

Bioinsumos ou insumos biológicos são produtos específicos feitos a partir de micro e macro-organismos invertebrados e também materiais vegetais, orgânicos ou naturais.

Esses produtos são usados em substituição às soluções químicas e sintéticas, com a finalidade de:

  • melhorar a fertilidade do solo e promover o crescimento das plantas,
  • manejo de pragas e doenças,
  • disponibilizar nutrientes para as plantas,
  • suplementação animal.

 

Conforme o Projeto de Lei N° 3668/2021, considera-se bioinsumos quaisquer produtos, processo ou tecnologia de origem biológica (animal, vegetal ou microbiana) utilizados em várias culturas do agronegócio, inclusive na produção animal.

Descubra quais são os tipos de bioinsumos

Conheça os tipos de bioinsumos

Os bioinsumos são derivados de uma infinidade de substâncias presentes em vegetais e nos agentes biológicos, por isso eles formam uma variedade bem ampla de produtos.

Esses insumos biológicos são categorizados em 4 diferentes categorias:

  • Macro biológicos: insumos feitos a partir de insetos, ácaros e nematóides (vermes);
  • Microbiológicos: a base de bactérias, fungos e vírus;
  • Fitoquímicos/Bioativos: substâncias químicas de vegetais, semioquímicos e feromônios;
  • Promotores de crescimento: que são os fertilizantes, extratos de plantas e algas, inoculantes (bacterianos que fazem bem para a lavoura) e substâncias orgânicas.

 

São exemplos de insumos biológicos:

  • Agentes biológicos de controle: microrganismos vivos conhecidos também como inimigos naturais ou agentes de controle biológico, que ajudam a promover naturalmente o controle de pragas e a incidência de doenças.
  • Biofertilizantes: produto feito com componentes ativos ou substâncias orgânicas, animais, vegetais ou microbióticas, que ajudam a melhorar a produtividade e a qualidade das plantas.
  • Bioestimulantes: produzidos a partir de substâncias naturais que aplicados melhoram as características fisiológicas e nutricionais dos vegetais.

Temos também os condicionadores biológicos de ambientes que melhoram a atividade microbiológica dos ambientes de produção e os inoculantes biológicos, produtos que contêm grande quantidade de bactérias que intensifica o processo natural da fixação biológica de nitrogênio.

Bioinsumos na agricultura

Conheça os tipos de bioinsumos

Segundo publicação datada de dezembro de 2023, no portal da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Brasil já são cerca de 40 milhões de hectares que são cultivados com bactérias que têm a função de ajudar a promover o crescimento de plantas, elas também ajudam a nutrir o solo.

A mesma fonte também informa que em torno de 10 milhões de hectares estão utilizando outros bioinsumos para o controle de pragas em suas lavouras.

Atualmente, os agricultores do país encontram no mercado soluções tendo como base a matéria-prima natural para usar no campo, como biofungicidas, bionematicidas, bioinseticidas promotores de crescimento e entre outros produtos.

Dessa forma, os insumos biológicos passaram a ser uma alternativa eficiente e sustentável para atender o agronegócio, sendo aplicados em lavouras de milho, soja, algodão, feijão, café, arroz e muitas outras, auxiliando:

  • o solo, a planta e o meio ambiente, em substituição aos fertilizantes sintéticos,
  • no controle de doenças e pragas, no lugar dos inseticidas tradicionais e nocivos.

As vantagens de utilizar bioinsumos na agricultura

Conforme dados do Portal do Agronegócio, o Brasil já conta com mais de uma centena de fabricantes registrados de bioinsumos e a tendência do mercado é crescer em 2024, oferecendo produtos que priorizam a eficiência e a sustentabilidade na agricultura brasileira.

Entre as vantagens em adotar do insumo biológico, destacamos:

 

Diminui a toxicidade no ambiente

A utilização de pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes sintéticos comuns nas lavouras causa danos ao meio ambiente, ao solo, à água e ao vegetal, além de serem prejudiciais ao ser humano.

Os insumos biológicos surgem como uma opção eficiente para combater doenças e pragas, bem como nutrir o solo sem causar toxicidade, porque são desenvolvidos a partir de uma base natural.

O resultado é:

  • uma agricultura mais sustentável,
  • o meio ambiente preservado,
  • um alimento produzido e colhido com mais qualidade nutricional,
  • mais saúde e bem-estar para as pessoas.

 

Reduz custos de produção

Por terem como base matérias-primas naturais, os insumos biológicos tendem a serem mais baratos no mercado, comparados aos fertilizantes, pesticidas e outros sintéticos.

Adquirir insumos mais em conta gera melhor retorno ao agricultor e maiores possibilidades de investimentos no negócio.

 

Melhora a eficiência de manejo

Os bioinsumos não agridem e nem contaminam o solo e contribuem para a preservação do planeta, favorecendo o equilíbrio no agro e ecossistema.

Dessa forma, o manejo do solo, da semente, da planta e do alimento colhido é mais eficiente e seguro e os resultados são mais saudáveis.

 

Contribui para a sustentabilidade

Os insumos biológicos são biodegradáveis, quando têm toxicidade ela é mínima e a sua aplicação não resulta em efeitos prejudiciais ao solo, ao ar, ao vegetal e ao alimento.

Sem contar que geram um volume muito reduzido de resíduos, logo, eles contribuem efetivamente para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e para o meio ambiente.

 

Aumenta a produtividade

As vantagens de utilizar bioinsumos na agricultura

O uso de bioestimulantes, biofertilizantes e outros bioinsumos ajudam as plantas a absorverem os nutrientes de forma mais efetiva e natural, contribuindo para um melhor desenvolvimento do vegetal.

Isso resulta em melhor produtividade da germinação à colheita, além, é claro, de evitar ou reduzir a necessidade de fertilizantes químicos, eliminando processos de trabalho para as devidas aplicações.

Como você pode perceber, os bioinsumos exercem um papel determinante para um mundo mais sustentável e saudável.

Agora que tal acessar nosso site e conhecer os pulverizadores da Branco Motores, para você aplicar com eficiência os insumos biológicos na sua plantação?