O que é agricultura sustentável e qual a sua importância para a sociedade!


Muito se tem falado sobre a agricultura sustentável e sua importância para a garantia da qualidade de vida das futuras gerações.

Infelizmente, os números envolvendo o meio ambiente não são favoráveis, onde problemas sérios comprometem o futuro da humanidade, basta acompanhar as notícias com relação a:

●        desmatamento,

●        poluição,

●        uso indiscriminado de pesticidas e adubos químicos,

●        seca,

●        exploração dos trabalhadores,

●        trabalho infantil.

Apesar disso, movimentos estão ocorrendo e segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil é o líder em produção sustentável entre os grandes países agroexportadores.

A área poupada em nosso país é maior que a utilizada na agropecuária brasileira, alcançando 43.2% do território nacional.

Neste post, apresentaremos a agricultura sustentável e de que maneira você também pode contribuir para continuarmos revertendo o quadro atualmente existente em todo o mundo.

Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!


O que é agricultura sustentável?
 

A agricultura sustentável tem por objetivo atender a satisfação das necessidades humanas atuais e das gerações futuras, o que significa produzir sem agredir o meio ambiente.

Para isso é necessário o manejo adequado dos recursos naturais, atendendo a demanda do mercado, produzindo riquezas e resguardando a qualidade do solo, ar e recursos hídricos.

O caminho para isso está na adoção de ações responsáveis e no uso das tecnologias disponíveis que estão sendo desenvolvidas atendendo aos requisitos para essa realidade.

Além disso, é preciso atender a legislação brasileira, uma das mais completas e avançadas do mundo, conforme demonstra o artigo do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF).

Como posso adotar a prática?


Alguns exemplos de práticas que colaboram efetivamente com a agricultura sustentável podem ser adotadas por empreendedores, famílias e profissionais que estão ligados a esse setor da economia.

Como exemplo de soluções, são destaques:


Adubação verde
 

A adubação verde consiste na semeadura de plantas que possuem potencial de produção de massa vegetal.

O objetivo é fornecer nutrientes àquele espaço, quando, após o ciclo da cultura completa, revolve-se a massa verde juntamente com o solo, acelerando a ciclagem e a fixação de nitrogênio.

Culturas diferenciadas
 

Desenvolver uma rotação de culturas possibilita vantagens e uma melhor fertilidade do solo, em função da:

●        diferente escavação das raízes,

●        diversidade biológica,

●        melhoria da drenagem,

●        controle de doenças e pragas.

 

Agricultura vertical


Trata-se de organizar espaços para a produção de alimentos e produtos vegetais em camadas verticais.

A partir de instalações automatizadas e com o uso da tecnologia, é possível o desenvolvimento de fazendas verticais que ocupem menos espaço, não impactando o meio ambiente e aumentando consideravelmente a produção agrícola.

 

Reflorestamento

 

Solos suscetíveis à erosão e baixa produtividade devem ser preenchidos com vegetação densa e permanente.

As florestas são meios inteligentes para a recuperação de solos erodidos e degradados, contribuindo também para a proteção de mananciais e cursos de água.

Como se observa, é perfeitamente possível colaborar e fazer parte da agricultura sustentável, gerando qualidade de vida e tempos melhores para todos.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta a agricultura familiar, essencial para a economia e segurança alimentar!