Casa & Jardim: como fazer a poda de jardim corretamente?


A poda de jardim é um processo indispensável para garantir toda a beleza do cenário e fundamental para manter as diversas espécies de plantas viçosas, bonitas e sadias.

Ao deixar de podar a grama, as árvores, as cercas vivas e os arbustos em geral, transmitimos a ideia de descuido e abandono e isso reflete na estética de todo o conjunto.

Além de embelezar o seu jardim, cuidar das plantas promove o bem-estar físico e mental.

Um estudo, realizado na Universidade de Princeton (EUA), mostra que as pessoas que praticam a jardinagem doméstica são mais felizes, comparadas as que saem para jantar fora ou pedalar, por exemplo. Isso acontece pela sensação de recompensa e satisfação que a atividade promove.

Para podar o seu jardim, deixá-lo bonito e sentir essa sensação de recompensa, é preciso saber fazer esse processo corretamente, não é mesmo? Para saber como fazer a poda, continue a leitura e confira.

 

Como fazer a poda de jardim corretamente?

Um dos primeiros passos para fazer a poda de jardim corretamente é possuir os equipamentos certos para os cortes e para a limpeza. Nesses casos, eletrosserras, sopradores e soproaspiradores são indispensáveis.

Outro passo importante é saber que existem tipos diferentes de podas e elas são aplicadas em situações diversas.

Saber diferenciar esses tipos de podas vai facilitar o seu trabalho, dar mais prazer na atividade e garantir um melhor resultado para a sua planta e no seu jardim.

Vamos conhecer cada um dos tipos de poda?

São eles:

Poda de formação

Como o nome indica, esse tipo de poda de jardim serve para orientar o crescimento do tronco e dos ramos, principalmente no que se refere a uma distribuição e tamanho conveniente.

Ela consiste em retirar os excessos dos galhos para deixar a planta mais equilibrada e é indispensável no serviço de jardinagem. O ideal é que ela seja feita no final do inverno e é geralmente realizada em árvores dos mais diferentes tipos e tamanhos.

 

Poda de rejuvenescimento

A poda de rejuvenescimento deve ser realizada sempre que a planta apresentar os chamados problemas fitossanitários, ou seja, ela está com pragas, mas tem chance de ser recuperada.

Essa poda de jardim consiste em deixar o vegetal esquelético, ou seja, retira-se tudo, mantendo apenas o tronco o que vai estimular o surgimento de novos galhos e folhas. Por isso, o nome é rejuvenescimento.

Poda lateral

A poda lateral é aplicada quando você percebe que a sua planta está crescendo demais, tirando a visão de outras plantas, impedindo a entrada de iluminação no seu jardim e até atrapalhando outros vegetais ou entradas de janelas, garagens e portas da sua casa.

Ela é realizada para manter o controle do tamanho tanto na lateral quanto no comprimento.

Poda das raízes

Muitas pessoas pensam que esse tipo de poda é realizado apenas nas árvores nas quais suas raízes estão ficando expostas, seja na grama ou atrapalhando a calçada.

No entanto, é importante pensar que uma árvore cresce para cima e também para baixo e chega um momento que essa parte inferior precisa ser podada, porque começa a criar um emaranhado no solo.

Quando isso acontece, a árvore começa a perder a sua capacidade de retirar nutrientes da terra, o que acaba por interferir no seu crescimento, aparência e vida.

Para fazer esse tipo de poda de jardim, é preciso cortar um quadrado de terra ao redor da planta e depois afrouxar toda a bola de raiz que se formou cortando os excessos a sua volta e devolvendo-a ao lugar.

 

Utilize nossa linha Casa & Jardim

Cuidar do jardim traz beleza a sua volta e bem-estar para você.

Para ajudar a desempenhar sua tarefa com mais satisfação e menos esforço, a Branco desenvolveu a linha Casa & Jardim.

A linha contém:

     ● aparador de cercas,

     ● eletrosserra,

     ● cortador de grama,

     ● roçadeira elétrica,

     ● soprador,

     ● soproaspirador,

     ● lavadora de alta pressão.

Você terá um equipamento eficiente, leve e de fácil manuseio para ajudar a cuidar do seu jardim.

Nesse vídeo, você conhece de perto a usabilidade e funcionalidade de cada um desses equipamentos. Dê play e confira.

Como você pôde observar, a poda é essencial para a vida da planta e beleza do seu jardim, por isso cada um dos tipos atende uma necessidade. Observou também que o uso adequado dos equipamentos para corte e limpeza são fundamentais para facilitar o seu serviço e garantir mais prazer no seu trabalho.

Agora que tal continuar a leitura e conferir como se usa a roçadeira de grama corretamente?