Como realizar uma boa gestão de estoque e manter o controle financeiro do seu negócio?


Trabalhar com a agricultura exige muito mais do que conhecer as culturas a serem cultivadas, porque é necessário desenvolver uma boa gestão de estoque e saber como realizar o controle financeiro.

A área exige supervisão e organização, já que são muitas as tarefas envolvidas em todos os processos, onde o empreendedor precisa estar atento a:

●        compra de insumos,

●        aquisição de sementes e defensivos,

●        cuidados com a produção,

●        comercialização dos produtos,

●        investimento e manutenção dos equipamentos,

●        monitoramento e gerência da equipe de colaboradores.

Esse conjunto de ações exige muita atenção e dedicação do produtor na luta diária para obter sucesso em sua operação.

Neste post, apresentaremos dicas de como realizar o controle financeiro e desenvolver da maneira correta a gestão de estoque. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

Qual a importância da gestão de estoque e do controle financeiro e quais suas diferenças?

Sem um gerenciamento efetivo de todos os produtos que entram, como e quando são utilizados, onde estão estocados e saem da sua empresa, as chances de problemas são grandes.

O estoque reflete diretamente no controle financeiro, que também precisa ser completamente documentado, para possibilitar uma análise das entradas e saídas de recursos do empreendimento.

São duas áreas distintas, mas estão intimamente ligadas. Vamos conhecer mais detalhes de cada uma delas:

 

Gestão de Estoque


A gestão de estoque trata dos controles que precisam ser realizadas nas diversas etapas dessa aplicação, quando se faz necessário:

●        acompanhar a entrada dos produtos adquiridos, verificando se correspondem com o pedido de compras,

●        estocar os produtos de maneira adequada para que não sofram deterioração ou sejam perdidos,

●        usar primeiro os insumos que estejam próximos à data de vencimento,

●        fazer periodicamente a contagem dos estoques para conferência,

●        manter registrado as entradas e saídas,

●        adotar um sistema ou planilhas que possibilitem um controle adequado.

Todos os cuidados com o estoque devem ser providenciados, porque uma má gestão dessa área pode levar o negócio ao prejuízo.

Controle financeiro


É muito importante que o controle financeiro seja realizado diariamente, ou seja, providenciar um sistema ou planilhas onde sejam registradas todas as entradas e saídas de recursos.

Um dos pontos fundamentais é não misturar o dinheiro dos empreendedores com o da empresa, já que essa atitude pode “esconder” possíveis problemas de gestão de recursos e impossibilitar a medição dos resultados da operação.

Assim como o controle de estoque, é necessário criar controles que registrem todas as movimentações, para se poder analisar onde estão sendo investidos os recursos do negócio.

Bons controles nas duas áreas permitirão que você consiga identificar os problemas que podem estar ocorrendo e corrigi-los para melhorar os resultados da operação.

Como fazer uma gestão de estoque eficiente?
 

Para uma gestão de estoque eficiente, algumas ações são importantes.

O primeiro passo é verificar o histórico da safra ou período passado para saber detalhadamente o que foi comprado e o destino dado a todos os itens adquiridos.

Baseado nesse histórico, faça um planejamento sobre os investimentos do novo período, organizando em algum documento:

●        material a ser comprado,

●        quantidade,

●        valor,

●        estoque existente na empresa.

Registre todas as entradas e saídas de mercadorias e acompanhe em tempo integral as suas movimentações.

Avalie se produtos não estão sendo utilizados indevidamente ou se desperdícios podem estar acontecendo, corrigindo esses problemas imediatamente.

As pequenas ações trazem grandes resultados. Portanto, cuide e peça a todos os envolvidos que estejam atentos ao bom uso dos produtos estocados.

Como se observa, são muitas as variáveis envolvidas nesses dois processos. No entanto, saber trabalhá-las é garantir um bom resultado à operação, ter a certeza de qual é a situação do empreendimento e fazer correções a tempo de evitar problemas.

Controlar dá trabalho, mas é fundamental para o sucesso da sua organização.

Agora que você já sabe mais sobre a importância do controle financeiro e da gestão de estoque, leia nosso post que apresenta a irrigação do solo: tipos, benefícios e importância para os produtos agrícolas!