Geração de energia elétrica: como comprar o gerador ideal para a sua fazenda
Apesar da tecnologia já se fazer presente e facilitar as atividades agrícolas, a geração de energia elétrica para atender as demandas do campo ainda é um dos maiores desafios do agronegócio.
Afinal, muitas áreas distantes ainda apresentam baixa cobertura ou serviço ineficiente no fornecimento da energia rural.
Ou seja, mesmo com as diversas iniciativas do serviço público e privado, ainda presenciamos uma certa carência no fornecimento de uma energia de qualidade nos campos e nas fazendas.
Porém, assim como acontece na cidade, máquinas e equipamentos também não funcionam no campo sem a eletricidade.
Adotar o uso de um ou mais geradores de energia é o caminho para muitos produtores suprirem suas demandas de uso pessoal da família e alimentarem suas ferramentas durante a execução de suas atividades.
Neste post, você confere a importância do gerador no agronegócio e também conhece os melhores modelos para garantir melhorias na sua produção e autonomia energética na sua fazenda.
Por isso, continue a leitura e confira.
A geração de energia elétrica em áreas rurais
Em boa parte dos estados brasileiros a distribuição de energia elétrica na zona rural ainda é precária.
Segundo publicação no portal da Fecoagro, por exemplo, em Santa Catarina apenas 33,7% do meio rural são cobertos por redes trifásicas, enquanto 65,7% são atendidas pelas redes monofásicas. No Rio Grande do Sul a situação não é diferente, conforme dados de uma publicação no Correio do Povo, 60% das redes de energia na área rural são monofásicas.
Tratando-se de geração de energia elétrica, a rede monofásica é destinada para atender necessidades sem muita exigência de potência, enquanto a trifásica supre as grandes demandas. Logo, boa parte dos produtores rurais vivem sob riscos de paralisação e perda na sua produção devido à precariedade do fornecimento da energia na roça.
Sem contar que a falta de uma energia elétrica local eficiente também:
● reduz o interesse do agricultor por novos investimentos tecnológicos e equipamentos que podem facilitar o dia a dia no campo,
● impacta na produtividade,
● aumenta o risco de desperdícios dos perecíveis que necessitam de equipamentos refrigerados,
● na avicultura pode causar falta de controle da temperatura, comprometendo a vida de animais.
Quando se trata dos moradores e trabalhadores da região, a falta ou deficiência da energia elétrica no campo compromete a comunicação, a saúde e o conforto das pessoas.
Nesse cenário, o uso de geradores no agronegócio é uma alternativa eficiente e de fácil acesso para levar a energia até o campo e garantir com sucesso o andamento das atividades produtivas e suprir as demandas individuais e coletivas das pessoas.
Vantagens de ter um gerador de energia elétrica na sua propriedade rural
Os produtores rurais, a exemplo de qualquer outro empreendedor, precisam de toda infraestrutura energética para a realização de suas atividades e atendimento às suas necessidades básicas pessoais.
Nesse sentido, os geradores de energia são fontes confiáveis para garantir o uso da eletricidade nas áreas onde o fornecimento é limitado ou deficiente. Logo, a grande vantagem de usar um gerador de energia elétrica na agricultura é manter continuamente as operações agrícolas, sem o risco de quedas e apagões.
O gerador também mantém a alta performance elétrica em horários de pico de energia, sem que o produtor corra o risco de interrupções indesejadas em suas atividades ou corre o risco de ter que desligar um equipamento para ligar outro. Sem contar que ele terá a geração de energia elétrica 24 horas, mantendo equipamentos em funcionamento e garantindo a segurança do sistema.
Como escolher o melhor equipamento de geração de energia elétrica?
Na hora de escolher o tipo de equipamento ideal para a geração de energia elétrica na agricultura, é preciso considerar a potência necessária para suprir a demanda do local em caso de falta ou deficiência de eletricidade na região. Você também precisa definir se precisará de um gerador monofásico ou trifásico.
Outro ponto importante na escolha de geradores para fazenda, sítio, chácara e campo é saber se eles serão usados esporadicamente ou frequentemente, a longo ou curto prazo.
Quanto ao processo de instalação, os geradores podem ser instalados tanto em ambientes internos, como uma casa de máquinas, quanto em externos, sempre seguindo as normas de segurança e as orientações do fabricante. Quando instalado em ambiente interno, os equipamentos precisam de ventilação, já que produzem calor enquanto estão em uso.
Como produzem ruídos, devem ser instalados em espaços onde não impactarão no conforto e na saúde auditiva das pessoas que usam espaços próximos.
Em uso, os equipamentos geram certa vibração. Por isso, quando instalados em lajes, pisos ou no solo, precisam de uma base de concreto nivelada e devidamente dimensionada para suportar o peso e a rotatividade.
Caso esteja interessado em conhecer como é o equipamento quando está na caixa, antes de ser instalado, dê play e confira o vídeo que preparamos para você.
Branco: a inovação em geração de energia elétrica
A Branco é a grande parceira do agricultor quando se trata de geração de energia elétrica, afinal, somos referência no mercado nacional em geradores a combustível, ou seja, a gasolina e diesel.
Nossos diferentes modelos podem ser utilizados para garantir a continuidade das operações da fazenda e do campo, tanto na produção e plantio como no manejo de animais, no funcionamento e manutenção dos equipamentos e também na promoção do bem-estar, conforto e qualidade de vida aos moradores e trabalhadores da zona rural.
Os diferentes tipos de geradores da Branco atendem demandas específicas, um deles é o Gerador BD-2500 XS, que funciona a diesel, é compacto e alia alta potência com economia, gerando 2,5kva de potência máxima. Possui um tanque para 15 litros de diesel e proporciona 30 horas de autonomia contínua.
Outro modelo é o Gerador BD-4000 XS, apresentando grande resistência e durabilidade, ele mantém a estabilidade de energia adequada para seus aparelhos, entregando até 4,0kva de potência máxima com uma autonomia de 20 horas, considerando 50% de carga.
Já o ATS - BD 4000E e BD 6500E XS é o gerador ideal para quem não pode interromper o fornecimento de energia. Ele é responsável por fazer a transferência automática do gerador quando acontece uma queda na concessionária fornecedora, evitando o corte e impedindo prejuízos ou riscos ao produtor.
Você também pode contar com o Gerador trifásico B4T-8000, ele possui diversas aplicações e tem motor de 15,0 cv, além de sistema de controle AVR.
Destacamos, por fim, os modelos de geradores sem cabine, lançados recentemente pela Branco, ideais para ambientes onde o barulho originado pelo motor do equipamento não impacta no conforto e bem-estar das pessoas.
Viu? A Branco conta com ampla linha de geradores, com vários modelos e tipos de equipamentos para suprir a geração de energia elétrica e garantir a eficiência, conforme a demanda de cada local.
Por isso, agora que você conferiu a importância dos geradores de energia no desempenho do setor agrícola, acesse nosso site e conheça as soluções da Branco para garantir a eletricidade na sua roça, fazenda, sítio e chácara.