Pequeno produtor: veja como aumentar suas vendas


O pequeno produtor se transformou em empreendedor e, além de investir em alternativas para garantir o bom plantio, ele também busca por soluções que ajudem a aumentar suas vendas.

A agricultura é um dos principais pilares da economia brasileira na geração de empregos e renda e também transformou-se em uma das alternativas mais promissoras para empreender.

Nas últimas décadas, o setor passou a ser reconhecido como um dos que mais contribui para o PIB Nacional e é um dos poucos segmentos que vêm apresentando crescimento e mantendo-se competitivo no mercado.

Esse crescimento tem como base o incremento no setor produtivo, a adoção de recursos modernos, tanto mecânicos quanto biotecnológicos, e a visão empreendedora dos pequenos, médios e grandes agricultores.

Quer saber como você também pode gerir o seu negócio e abrir vantagem competitiva no mercado regional, ou quem sabe nacional e internacional? Confira nossas dicas.


Como aumentar suas vendas?


Todo pequeno produtor rural, seja da agricultura familiar ou outro tipo que escolheu para empreender, sabe que a tarefa de cuidar do plantio, organizar a produção, administrar a colheita e comercializar seus produtos é um grande desafio.

De forma geral, para aumentar suas vendas na agricultura, é preciso plantar mais para ter mais produtos para oferecer ao mercado.

Para isso, alguns pontos são determinantes.

São eles: 

●        ter habilidade empreendedora para comprar os insumos e vender com bons preços,

●        possuir conhecimento técnico para aumentar e administrar toda a sua safra,

●        apresentar o seu empreendimento para o mercado,

●        acompanhar a evolução do mercado.

Algumas dicas para aumentar suas vendas são:

Estude o que plantar
 

São vários os produtos agrícolas cultivados no Brasil, porém é comum o pequeno produtor optar por plantar aquele que ele está familiarizado, muitas vezes mais comum na região onde o seu negócio está localizado.

Essa escolha nem sempre é a mais acertada para o seu tipo de solo e empreendimento, bem como para oportunizar mais vendas.

O ideal é realizar um estudo para conhecer as características do solo e do clima da região para então escolher a melhor cultura, o momento do plantio, a demanda do mercado e o público que você vai atender.

Com esse estudo, você tem todas as oportunidades para oferecer um diferencial no mercado.

 

Analise o mercado
 

Segundo matéria da CNN Brasil, o agronegócio deve crescer em média 5% em 2022 e você pode aproveitar a boa fase do mercado para aumentar suas vendas.

Uma dica é realizar uma análise do mercado para então decidir se a sua atuação será no formato regional, nacional ou se vai investir uma parte da sua produção na exportação.

Caso deseje uma fatia do mercado exterior, os produtos mais exportados são o algodão bruto, farelos de soja, café, frutas e nozes não oleaginosas. 

Invista em parcerias
 

As parcerias são alternativas inteligentes e úteis para aumentar suas vendas.

Em especial, o pequeno agricultor pode investir em e associações especializadas em produtos rurais.

Essas parcerias tanto ajudam na hora de negociar bons preços para os seus produtos quanto para conseguir comprar materiais e insumos com valores especiais.

As parcerias também são essenciais para ajudar a dar notoriedade e presença ao seu negócio, seja de forma regional, estadual ou no mercado em si.

Cooperativas e associações também são fontes de conhecimento, pois promovem e estimulam o conhecimento por meio de cursos, palestras, feiras e outros eventos sobre o setor.

Realize marketing agrícola

Você já ouviu falar do marketing agrícola? Ele é indispensável para aumentar suas vendas.

O fato de seu negócio estar situado em uma região sossegada e isolada, não significa que você deve mantê-lo escondido dos atuais e futuros clientes.

Esse é o papel do marketing, apresentar o seu negócio ao mercado e aproximá-lo do seu público-alvo.

Invista em tecnologia
 

O pequeno produtor costuma dispensar o uso da tecnologia.

Muitos pensam que por estarem situados em regiões rurais a inovação não é necessária,  quando na verdade ela é indispensável tanto para melhorar todo o processo de produção quanto para a comunicação, atendimento e relacionamento com seus clientes.

Como você pode observar, o pequeno produtor tem todas as possibilidades de aumentar suas vendas, basta um planejamento para você gerir o seu negócio.

Agora que você conferiu como aumentar suas vendas, que tal continuar no nosso blog para saber como a economia circular pode trazer lucro para a agricultura familiar?