O que é Agricultura de Jardinagem e como funciona?


Conhecida por métodos pouco mecanizados para a produção agrícola, a agricultura de jardinagem pode servir como modelo de subsistência para muitas famílias.

Por estar presente em muitas das casas e comunidades rurais, diversas são as curiosidades e dúvidas sobre o tema, sobretudo o que é agricultura de jardinagem, suas principais características, bem como quais suas vantagens e tipo de mão de obra utilizada.

Quer se aprofundar sobre agricultura de jardinagem? Siga com a Branco e confira este conteúdo completo.

Faça uma boa leitura!

 

O que é sistema de agricultura de jardinagem?

Mesmo possuindo jardinagem em sua nomenclatura, a agricultura de jardinagem não está ligada a jardins ou ao cultivo de espécies de flores. Pelo contrário, esse sistema se baseia na subsistência do agricultor.

Dentro dessa prática, a terra se torna fonte exclusiva de produção de alimentos. Por não utilizar recursos tecnológicos, a agricultura de jardinagem se torna uma excelente alternativa para produtores que não possuem condições de mecanizar o processo de cultivo.

Sua história está ligada a países da Ásia, como o Vietnã, Tailândia e a China. A relação com a natureza e a otimização de espaços se torna uma forte aliada dessa técnica.

No Brasil, por exemplo, esse modelo de agricultura pode contribuir para mitigar a fome, exercendo força dentro da economia familiar, bem como contornar o acesso a tecnologias de ponta.

●        Veja como fazer sua própria horta em casa;

●        Saiba como preparar a terra para o plantio;

●        Descubra os melhores períodos para plantação.

 

Características e vantagens da agricultura de jardinagem

Desenvolvida ao longo da história da humanidade, a agricultura de jardinagem promove a plantação de alimentos de subsistência, ajudando para a diminuição da miséria no cenário rural.

Por ser um modelo movido por força braçal e com pouca interferência de equipamentos tecnológicos, ela acaba otimizando recursos. A plantação é espalhada por pequenos pedaços de terra, lembrando muito o desenho de um imenso jardim.

Dentre suas principais vantagens estão:

●        Uso de diques: melhor aproveitamento de águas e diminuição na erosão do solo;

●        Produtividade: por se tratar de uma plantação de alimentos para subsistência, é possível garantir uma maior variedade de cultivo;

●        Aproveitamento de encostas dos morros: para aproveitar melhor o terreno e o regime de chuvas, os agricultores utilizam desse ambiente para reter o máximo de água possível;

●        Enriquecimento do solo: por se tratar de pequenos agricultores, além da ausência de maquinários pesados , a adubação é feita por biofertilizantes.

Entre os principais produtos cultivados pela agricultura de jardinagem no Brasil, se pode encontrar as seguintes plantações:

●        Arroz;

●        Feijão;

●        Mandioca;

●        Batata;

●        Milho;

●        Bem como diversas hortaliças.

 

Mão de obra utilizada

Marcadas pela ausência do uso de grandes tecnologias devido às condições financeiras dessas comunidades, as técnicas utilizadas são majoritariamente manuais, tendo a pá, o rastelo, a foice e a enxada enquanto principais ferramentas.

Esse ritmo diferenciados de produção permite a plantação do que realmente é necessário para consumo. As sobras da colheita, por exemplo, podem ser comercializadas com comunidades vizinhas, beneficiando o comércio agrícola local.

 

Branco, a força que move o Brasil

E aí, gostou desse tema? Mantenha-se sempre informado com as tendências do mercado, sobre o campo e demais assuntos que beneficiam do pequeno ao grande produtor.

Venha com a Branco! Confira o nosso blog e tenha acesso a outros tantos conteúdos informativos como esse. Fácil, rápido e na palma da sua mão.

Quer saber sobre dicas, participações em feiras e lançamentos? Nos siga no Instagram e assine o canal da Branco no Youtube para não perder nenhuma novidade.

Contamos com você!