O que é agricultura sazonal? Conheça os melhores períodos para plantação.


A agricultura sazonal é importantíssima, pois existem épocas apropriadas para a plantação, colheita e atividades que precisam ser realizadas para se ter sucesso nesse segmento.

Mesmo com toda tecnologia disponível, as plantas precisam de condições favoráveis para se obter bons resultados.

Não se preparar e estar desorganizado para os momentos sazonais das plantações é colocar em risco toda a produção agrícola e infelizmente, em muitos casos, perder safras inteiras.

Pelas dimensões do Brasil, culturas que fazem sucesso na região norte simplesmente não dão certo no sul do país e vice-versa, porque elas necessitam de características especiais, considerando:

●        temperatura,

●        quantidade de chuva,

●        mudanças climáticas.


Neste post, apresentaremos a agricultura sazonal, suas particularidades e a necessidade do empreendedor se adequar a essa realidade da natureza, que favorece ou compromete os resultados do segmento. Continue lendo e saiba mais a respeito!

 

O que é agricultura sazonal?

Para compreendermos a sazonalidade no segmento agrícola é importante conhecermos a sua definição.

Sazonal é um adjetivo que tem por significado algo temporário, ou seja, uma característica típica de determinada estação ou época.

A agricultura precisa prever essa sazonalidade para poder realizar as atividades adequadas nas épocas corretas. Além disso, precisa contar com a natureza, para que grandes mudanças climáticas não ocorram, podendo comprometer a produção.

Não é raro a imprensa divulgar notícias a respeito da seca ou chegada de frentes frias, colocando em risco todo o trabalho desenvolvido em uma cultura agrícola.

Como consequência dessas mudanças climáticas, as safras diminuem e efeitos são observados nos supermercados e feiras em todo o país, como, por exemplo:

●        elevação dos preços,

●        má qualidade dos produtos.

Ações específicas precisam ser desenvolvidas conforme o tempo e a época correta do ano, onde a tendência é obter bons resultados em função da agricultura sazonal.

Quais os melhores períodos para plantação?


Conforme mencionado, as atividades e as culturas precisam atender a determinados períodos que colaboram efetivamente nos resultados.

Como exemplo, apresentamos algumas atividades que ilustram bem essas situações:

Fumo


O fumo ou tabaco é um produto que concentra suas lavouras na região sul do Brasil.

Existem sazonalidades que precisam de atenção, pois ações são obrigatórias para alcançar os resultados desejados:

●        janeiro e fevereiro - colheita,

●        maio - uso de estufas,

●        junho - reposição de estoques para próxima safra,

●        novembro - época de seca e uso de irrigação.

Arroz
 

As plantações de arroz localizam-se especificamente na região sul, centro-oeste, sudeste e curiosamente é muito forte no estado do Maranhão (região nordeste).

No Rio Grande do Sul o plantio é realizado entre setembro e dezembro, enquanto em Santa Catarina esse período vai de agosto a janeiro.

No outro extremo do país, temos o Maranhão, onde o melhor mês para o plantio do arroz é janeiro.

Irrigações


As irrigações são necessárias durantes os períodos de estiagem que ocorrem em todo o país, quando é então preciso fazer com que a água chegue até as plantações, para elas poderem crescer e oferecer qualidade de produção.

Esses períodos ocorrem em fases distintas do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do país, cada qual com suas características e necessidades próprias.


Grama


O cultivo de grama é uma atividade de sucesso nas regiões do sudeste e do sul do país, responsável por quase 70% da produção nacional.

Os períodos de chuvas constantes colaboram com o crescimento rápido dessa cultura. Portanto, os meses entre outubro e janeiro são excelentes para a grama na região sudeste.

 

Lenha


A lenha utilizada para aquecer ambientes é bastante utilizada no sul do Brasil, diante disso e de invernos rigorosos, é bastante procurada pela população, o que reflete nos resultados das empresas que atuam nesse segmento.

Como se observa nesses exemplos, a sazonalidade faz com que ações sejam desenvolvidas em momentos adequados, onde a natureza mostra-se favorável aos negócios, seja para o preparo do solo, semeadura, cuidados com as plantações, colheitas ou até mesmo a comercialização dos produtos.


Agora que você já sabe mais sobre a agricultura sazonal, continue conosco, leia nosso post e descubra qual é a melhor motosserra para a sua demanda!