O paisagismo e jardinagem fazem parte da cultura e dos costumes desde a época do Antigo Egito, estendendo-se pela Grécia, Pérsia e Império Romano.
A verdade é que um belo jardim, desenvolvido a partir de projetos paisagísticos, sempre fez parte da cultura de todos os tempos e ganha ainda mais força nos dias atuais, embelezando cidades, parques e residências.
Não há quem não se admire e sinta-se bem em poder apreciar e passear por locais bem cuidados, onde a natureza apresenta a sua beleza em meio aos diversos ambientes urbanos.
Seja na cidade ou no meio rural, a natureza é cada vez mais valorizada, onde o paisagismo e jardinagem recebem cada vez mais a dedicação e inspiração de verdadeiros artistas.
Neste post, apresentaremos as diferenças desses dois conceitos e de que maneira eles colaboram para tornar a vida mais agradável e feliz. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?
Existem diferenças entre o paisagismo e jardinagem, pois, apesar de andarem juntas, cada qual possui objetivos distintos, ou seja, o conjunto dessas duas ações transformam um espaço em um local agradável, bonito e que permite a integração de seus visitantes com a natureza.
Particularidades da jardinagem
Continuando a avaliação e a busca das diferenças entre a paisagem e jardinagem, vamos conhecer os detalhes daqueles que trabalham com os jardins.
A partir de um projeto paisagístico, entram em cena os profissionais ou aqueles que gostam de trabalhar na terra e com as plantas.
A jardinagem consiste em transformar um plano em realidade, ou seja, atendendo às características desenhadas e o que se deseja obter em um ambiente, a atividade é responsável por escolher as melhores plantas e a forma ideal de mantê-las bonitas e saudáveis nos jardins.
Para isso, são necessários conhecimentos que abrangem:
● melhores plantas para determinados ambientes,
● plano de manutenção dos jardins,
● cuidados a serem tomados (adubagem, podas, etc.),
● irrigação.

Dicas de jardinagem
Para se trabalhar a área da jardinagem existem algumas técnicas e ferramentas que são fundamentais, facilitando e garantindo bons resultados.
Tudo começa com a seleção das plantas que serão utilizadas no projeto, onde se deve avaliar criteriosamente:
● as condições do terreno,
● a seleção de espécies que possibilitem fácil manutenção,
● o gosto e as preferências daqueles que ocupam e utilizam o espaço.
Também é importante que as ferramentas adequadas estejam à disposição para que possam facilitar e garantir a qualidade das operações.
Para isso, vale conhecer as principais:
● eletroserra - ideal para cortes de galhos nos processos de podas,
● aparador de cercas - manutenção de cercas vivas, muros com trepadeiras e podas,
● cortador de grama - facilitador na manutenção dos gramados,
● roçadeira - substitui o cortador, podendo ser utilizada em terrenos acidentados,
● soprador - contribui para a limpeza dos ambientes após a poda ou corte,
● soproaspirador - funciona para soprar, aspirar e triturar os resíduos do jardim.
O conjunto de ferramentas e o conhecimento a respeito da jardinagem são facilitadores para possibilitar locais belíssimos e bem cuidados, permitindo aos que irão desenvolver o trabalho conforto e a satisfação na realização das atividades.
Agora que você sabe mais sobre as diferenças entre paisagismo e jardinagem, acesse o site da Branco Casa & Jardim e conheça detalhes dos equipamentos que ajudarão você nos processos de manutenção desses locais que nos encantam! Quer saber onde comprar e encontrar loja mais próxima de você? Acesse a página.