Poda de árvores: veja os principais cuidados para fazer um trabalho em segurança
Se você trabalha com jardinagem ou precisa realizar a poda de árvores na sua casa, alguns cuidados são necessários para garantir a sua segurança.
Essa prática pode ser feita em diferentes momentos para:
● incentivar a formação da planta da forma adequada,
● eliminar ramos com pragas ou doentes,
● retirar galhos que comprometem a segurança das pessoas,
● adequar a árvore para o espaço que está.
Além de considerar a sua segurança, também é importante se preocupar com a planta, já que o seu corte predispõe pragas.
Continue lendo para saber mais e entenda tudo sobre a poda de árvores.

Quais os meses de poda de árvores?
A poda de árvores pode ser feita em todas as épocas do ano, especialmente a de limpeza ou de contenção. Mas, pensando na saúde da planta, ela deve ser realizada durante o inverno.
Isso se dá porque as plantas entram no seu período de dormência, reduzindo a quantidade de seiva produzida e o seu ciclo de crescimento. Assim, há a redução do estresse de forma geral, permitindo uma recuperação mais rápida.
Por esse motivo, sempre que for possível, faça a poda de árvores entre os meses de junho e setembro. Outra opção é optar por períodos com menos chuvas, como no outono, por exemplo.
Cuidado: nem todas as árvores devem ser podadas!
Antes de realizar a poda, é importante pesquisar mais informações sobre a sua planta para verificar se o corte é realmente recomendado.
Algumas espécies, como o ingá, não resistem a essa prática. Além disso, árvores para sombreamento de forma geral também não precisam ser podadas depois de adultas.
Já em espécies frutíferas, recomenda-se apenas a retirada de galhos mais velhos depois da sua fase jovem.
Outro cuidado que deve ser tomado é que algumas árvores necessitam de permissão do órgão ambiental local para serem cortadas, por isso o ideal é sempre entrar em contato para se informar e evitar futuros problemas.
Como fazer a poda de árvore em segurança?

Se você não tem experiência realizando a poda de árvores, o mais indicado é contratar um profissional e observar o seu trabalho para então replicá-lo, de preferência com o acompanhamento de um especialista.
Por mais que o processo em si não pareça complexo, ele envolve equipamentos que podem causar sérios acidentes. Por esse motivo, só deve ser realizado por quem domina as técnicas.
Esse profissional, então, seguirá os seguintes passos:
● analisar como a poda será feita,
● observar o local em volta para verificar se não há riscos para as pessoas ou estruturas,
● se necessário, isolar a área com cones e fitas para evitar que os galhos machuquem alguém,
● usar óculos, capacete, luvas de couro, sapatos de borracha e protetor auricular, ao usar uma motosserra,
● escolha do equipamento ideal.
Em relação a esse último passo, os equipamentos variam conforme a necessidade da poda. Para galhos pequenos, com até 1,5 cm de diâmetro, o podão é ideal para o trabalho.
Já para ramos com diâmetro de 2,5 a 15 cm, pode-se utilizar as serras manuais. E para galhos com mais de 15 cm de diâmetro, recomenda-se uma motosserra, que exige licença de porte e de uso concedido pelo Ibama.
Se você quer saber como operar uma motosserra com segurança, não deixe ver nossas dicas exclusivas para isso.
Após escolher o aparelho mais adequado, basta cortar o galho em questão, focando em cortar o local da bifurcação, que é um pouco mais grosso do que o ramo em si. Ao fazer o corte nessa área, você cortará os nutrientes para a região, evitando o nascimento de brotos.
Nós, da Branco Motores, contamos com diversos modelos de motosserra para o seu trabalho, como:
● BM-140 Elite: é leve, compacta e alça superior para operação,
● BM-220 Elite: modelo profissional que oferece força e potência,
● BMT-38A: design exclusivo que facilita o corte e poda de árvores,
● BMT-46A: conta com chave de regulagem da corrente acoplada na máquina,
● BMT-65A: motor potente e design que foca na sua segurança,
● BES 2200C: modelo elétrico que garante segurança e potência.
Além desses equipamentos, contamos com muitos outros. Acesse o nosso site e conheça toda a linha.
Aproveite também para conferir o vídeo abaixo e saber mais sobre os nossos equipamentos.
Como fazer a poda em altura de segurança?
Para realizar a poda de árvores em altura, é necessário ter ainda mais cuidado, uma vez que os galhos são mais difíceis de acessar. Nesses momentos, nunca tente ficar na ponta dos pés ou subir em superfícies instáveis, já que isso pode causar acidentes!
Muitos profissionais usam escadas profissionais, andaimes ou plataformas para acessar a área desejada. Para plantas mais altas, é necessário escalá-la, utilizando cordas, técnicas e equipamentos profissionais. Nesse último caso, o mais indicado é entrar em contato com a prefeitura ou com os bombeiros para saber como prosseguir.
Em casos de galhos mais acessíveis, é possível substituir os andaimes e afins pelo podador de lança, que permite acessar áreas mais altas de forma segura e prática.
O BPL 600, da Branco Motores, é ideal para isso. Ele é indicado para poda de árvores mais altas, pequenos troncos e manutenção de áreas verdes de forma geral. Ele permite o ajuste de altura de até 6 metros, tem gatilho de acelerador ergonômico e acompanha cinta. Confira o vídeo abaixo e saiba mais.
Como fazer a poda e garantir a saúde da minha árvore?
Para garantir a saúde da sua planta durante a poda de árvores, é necessário esterilizar os equipamentos antes de utilizá-lo em outra espécie para evitar a proliferação de vírus, fungos ou bactérias. Esse processo pode ser feito com cloro ou com fogo, passando uma chama na lâmina.
Após o corte, abrem-se “feridas” na planta, que permitem a entrada de agentes causadores de doenças. Para evitar que isso aconteça, aplique na área um produto a base de cobre ou um defensor químico para auxiliar na nutrição e prevenir pragas, como a calda sulfocálcica.
No caso de plantas frutíferas, adube bem a terra para fortalecê-las e incentivar a produção de frutos.
Agora você já sabe tudo que precisa para fazer a poda de árvores. Para dar o primeiro passo, acesse o nosso site e encontre um revendedor próximo da sua casa para comprar sua motosserra e podador de lança.