Você sabe o que plantar em julho e como aproveitar a sazonalidade na agricultura?


Em julho a temperatura está baixa, por isso é importante saber o que plantar neste mês para garantir uma boa colheita e até aumentar o seu rendimento.

Além do plantio, durante todo o inverno o agricultor precisa ter uma atenção redobrada com a poda de suas plantações, com a forma de regar e até mesmo com a colheita de seus produtos.

Por outro lado, os dias frios favorecem a semeadura ou replantio de mudas de alguns produtos específicos, que são mais resistentes às temperaturas baixas e que vão garantir para você uma boa colheita

Para ajudar, preparamos algumas dicas simples e fáceis de cuidados e plantios para essa época do ano. Vamos conferir?


O plantio nos meses frios 
 

As condições climáticas interferem na agricultura e trazem alguns desafios a serem vencidos pelo produtor.

Mas os dias frios do inverno não impedem que as atividades rurais continuem. As baixas temperaturas apenas exigem um manejo especial tanto na manutenção de tudo que já está plantado quanto para iniciar uma nova cultura.

É importante dizer também que a agricultura sazonal, em especial em épocas de inverno de forma geral, beneficia o sistema de produção, porque exige que o agricultor diversifique a sua cultura.

Ao mudar o seu plantio, ele quebra ciclos de ervas daninhas e doenças nas plantações, que por vezes são mantidos no decorrer do ano e ao mesmo tempo ele consegue manter o solo coberto com novos vegetais protegendo a terra da erosão.

Uma forma de facilitar todo o processo de preparo do solo para receber uma nova cultura é contar com a praticidade do Tratorito Branco. Dê play e confira os benefícios do equipamento.

https://www.youtube.com/embed/hXMYhSgwoXU

Dicas para cuidar da sua plantação no inverno

Saber o que plantar em julho é importante para a sua produção, mas você também precisa conhecer alguns cuidados simples que podem fazer a diferença tanto na escolha para o plantio de novas culturas quanto para a manutenção de sua plantação e qualidade na colheita.

Algumas dicas são:

Proteção

Uma dica super prática de proteção é construir uma cobertura para as plantas.

Isso impede que elas tenham contato direto com os gelados nevoeiros que podem queimar suas folhas.

Irrigação

No inverno, as plantas não precisam de tanta rega porque o processo de absorção de água por parte dos vegetais fica mais lento, por isso a irrigação pode ser reduzida.

Uma dica é tocar o solo, se você sentir que a terra está úmida, é sinal que não há necessidade ainda de irrigar, o excesso de água prejudica a sua plantação.

Poda

O inverno é antecedido pelo outono, a estação que promove a queda das folhas.

Caso você tenha arbustos que perderam as folhas nesse período, o ideal é esperar o fim do inverno para realizar a poda, quando as gemas iniciam o processo de brotação, assim as folhas e flores retornam viçosas na primavera.

Colheita

Todo trabalhador rural, seja da agricultura familiar, moderna, intensiva ou outros tipos, sabe que a couve-flor é o grande destaque da colheita nos períodos de inverno.

Especialmente em julho, também podem ser colhidos o aipim, mandioquinha, batata-doce, alho, brócolis, cará, hortelã, rabanete e outros. 

O que plantar em julho? 
 

As temperaturas do inverno não são iguais em todo o Brasil, por isso, em cada região, é possível plantar produtos diferentes.

Confira o que plantar em julho na sua região:

Sul: cebolinha verde, ervilhas, beterraba, agrião, mostarda e radiche estão entre os principais produtos para quem procura o que plantar em julho no sul do país.

Sudeste: nessa região o clima de inverno propicia o plantio de chicória, mostarda, couve-manteiga, rabanete, salsa e quiabo.

Centro-Oeste: se você mora nos arredores de Mato Grosso e Goiás, abobrinha-tronco, pepinos, tomates, melões e berinjelas estão entre os produtos agrícolas que podem ser cultivados em julho.

Nordeste: a época é propícia para plantar salsa, alfaces, cenoura, espinafre, abóbora, coentro e feijões-vagens.

Norte: o clima do inverno nessa região colabora para o plantio de melancias, melões e morangos, bem como moranga, cenoura, feijões-vagens baixos e repolhos.

Como é possível perceber, existe um leque bem grande de opções quando o assunto é escolher o que plantar em julho. Você também conferiu os cuidados que as temperaturas baixas exigem para garantir produtividade e qualidade aos seus produtos.

Agora que tal acessar o site da Branco e conferir como nossos equipamentos podem fazer a diferença no seu plantio.