Atividades rurais: como inovar e lucrar a partir do meio rural.  


 

Em um período como esse, é importante repensar nossas estratégias para o próximo ano - isso envolve inovar a atividades rurais. O sucesso da sua propriedade depende de uma série de fatores técnicos e de gestão que envolvem, sobretudo, as tomadas de decisão no dia a dia no campo.

Quer começar o ano de 2022 de uma maneira diferente, tornando as suas atividades rurais mais lucrativas? Então não deixe de ler, agora mesmo,este post.


Valorização é o segredo das atividades rurais lucrativas

Que o Brasil é uma potência quando se fala de agronegócio, isso não é uma novidade. A cada ano, a safra de grãos bate recorde. Entre 2021 e 2022, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra de grãos, por exemplo, atinja uma produção total de 288,61 milhões de toneladas - um aumento de 14,2%.

Atualmente temos, no país, uma área cultivada de 71,5 milhões de hectares. E esses números gigantescos são possíveis, principalmente, pela utilização de novas tecnologias, o aumento da mecanização e também da área cultivada: o espaço é 3,6% maior do que o registrado em 2020/2021.

Mas foi-se o tempo em que produtividade era algo exclusivo apenas de grandes propriedades. Hoje, inclusive, os pequenos produtores podem ter atividades rurais lucrativas. O segredo é valorizar o seu 'pedacinho de chão', encontrar uma boa oportunidade e colocar a mão na terra!

Conheça, a seguir, 5 oportunidades de inovar nas atividades rurais:
 

Alugue lotes para grupos que desejam construir uma horta comunitária
 

As hortas comunitárias estão na moda agora, porque são poucas as pessoas que podem cultivar frutas, legumes e verduras em casa. Você pode alugar o espaço e a própria pessoa ou grupo cuidar da terra. Outra opção é você mesmo plantar, cultivar e entregar as opções escolhidas.

Além de lidar com a terra, você pode também criar galinhas e outras aves, que são 'adotadas' por terceiros, fornecendo ovos e carne. É uma oportunidade inovadora de uso da terra! Um exemplo bem interessante é o da Garde Manger, uma plataforma online responsável por cuidar dos alimentos que os clientes escolhem para a empresa plantar.

Cultive mel

O mel tornou-se extremamente popular nos últimos anos, com destaque para as variantes silvestres. As pessoas que buscam mais qualidade de vida cansaram de comprá-lo no mercado e estão buscando alternativas mais saudáveis e sustentáveis.

Quanto maior a autenticidade e o toque caseiro, mais alto será o preço, portanto, suas margens com certeza serão excelentes. Depois de instalar as colmeias e começar a colher o mel, você também pode vendê-lo online, já que os consumidores estão sempre procurando um novo tipo de mel local.

A Embrapa Meio Ambiente, em parceria com a A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas), mantém um curso online gratuito sobre a criação de abelhas sem ferrão. Para se inscrever, basta acessar o site da Embrapa

Crie cabras e venda o queijo

O queijo de cabra é muito popular entre a multidão de pessoas que buscam uma alimentação saudável e nutritiva hoje em dia. É mais fácil para o corpo processar, especialmente para pessoas com intolerância à lactose. Ele contém menos gordura e calorias com mais nutrientes do que a maioria dos queijos, além de ter cálcio. Isso quer dizer que oferecer queijo de cabra local a preços razoáveis ​​pode ser um vencedor silencioso nesta lista.
 

Cultive cogumelos gourmet e medicinais

O cultivo de cogumelos pode ser muito lucrativo. No entanto, é recomendável que você opte por tipos específicos de cogumelos caso queira 'turbinar' suas atividades rurais. Pode-se ganhar mais dinheiro cultivando produtos para uso medicinal ou no mercado de restaurantes.

Tentar competir com quem vende cogumelos champignon não é uma opção, a menos que seu preço ou qualidade fossem melhores. Dependendo do tipo escolhido para cultivar, você poderá colhê-lo em apenas 15 semanas.

Se o seu conhecimento sobre cogumelos consiste apenas em comê-los no strogonoff, este e-book da Embrapa traz uma visão interessante e abrangente do campo do cultivo de cogumelos. Ele está repleto de informações que ajudarão um novato e também responderá a perguntas de produtores mais experientes.

 

Crie tilápias ou outros tipos de peixes

A criação de peixes como a tilápia pode ser um negócio muito lucrativo. Para a tilápia, você precisa estar em uma área onde a temperatura da água fique em torno de 20°. Se a temperatura for inferior, pode ser necessário aquecer a água, o que, obviamente, é caro. Os peixes sobreviverão em temperaturas mais frias, mas a taxa de crescimento será mais lenta.

Dependendo do tamanho dos alevinos (peixes jovens) comprados, eles podem ficar prontos para comercialização em aproximadamente seis meses. O Sebrae produziu um material bem interessante sobre o tema. Vale a pena ler!

De todos os imóveis, a terra é a mais valiosa, e o que você escolhe fazer com ela pode torná-la ainda mais lucrativa. Como vimos até aqui, basta ter seus objetivos financeiros bem definidos e investir em uma estratégia: você tem diversas opções quando se trata de ganhar dinheiro com suas atividades rurais.

E depois de conhecer essa lista, não restará dúvidas de como fazê-lo. Basta coragem e uma boa dose de disposição!