Saiba a hora certa de fazer a manutenção preventiva de seus equipamentos.


A manutenção preventiva é uma ação que precisa fazer parte da agenda de toda empresa ou proprietário de equipamentos, pois é fundamental para garantir qualidade e segurança no dia a dia das operações.

Diferente da corretiva, que é realizada apenas quando a ferramenta ou equipamento não possui mais condições de uso, a preventiva evita uma série de aborrecimentos e prejuízos nas operações, como, por exemplo:

●        paralisação das atividades em função da falta de equipamento,

●        aumento significativo dos gastos com reparos e consertos,

●        perda de qualidade nas tarefas realizadas,

●        acidentes de trabalho.

Para se ter ideia do problema, no Brasil, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, levantados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), só no ano de 2021 foram registrados 571,8 mil acidentes com 2.487 óbitos nas empresas do país.

Desse número trágico, 16% envolvem problemas ocorridos com máquinas e equipamentos, onde a falta de manutenção e o descuido operacional por parte do operador são os grandes responsáveis por essa situação.

Neste post, apresentaremos a importância e porque é necessário que os equipamentos sofram a manutenção preventiva. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!


Para que serve a manutenção preventiva?
 

A manutenção preventiva, de acordo com a norma NBR-5462, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem por objetivo:

“Agir de forma antecipada para prevenir panes e falhas nos equipamentos, além de evitar paradas não programadas e riscos com acidentes”.

Apenas no aspecto segurança, percebe-se a necessidade e importância na realização desse procedimento, quando tragédias podem ser evitadas, tanto nas empresas quanto também nos ambientes residenciais, quando por hobby ou em atividades domésticas algum equipamento pode causar sérios acidentes.

A manutenção é a responsável pela localização de peças defeituosas que precisam ser substituídas, além de avaliação dos componentes e ajustes na regulagem para que funcionem adequadamente.


Quais os pontos importantes para se atentar nesse tipo de manutenção?

A manutenção preventiva de qualidade é aquela que durante a operação de avaliação do equipamento a ser inspecionado, trata das seguintes tarefas:

●        reaperto de parafusos,

●        inspeção dos rolamentos,

●        substituição de peças desgastadas,

●        limpeza,

●        lubrificação, etc.

Para cada tipo de equipamento existe um checklist específico. Então, especialistas nessa atividade vistoriam e quando necessário providenciam os ajustes e trocas de peças e componentes, garantindo que a ferramenta volte a funcionar de acordo com as especificações definidas pelo fabricante.

Um bom exemplo de checklist encontra-se nos manuais oferecidos pela Branco, onde estão os detalhes a respeito dos diversos produtos que precisam ser periodicamente avaliados por profissionais capacitados.

Além disso, no site da empresa, o usuário encontra a Assistência Técnica Autorizada Branco mais próxima de sua sede ou residência, além de um canal aberto para a resolução de dúvidas ou troca de experiências.

Quando fazer uma manutenção preventiva nos equipamentos?
 

A manutenção preventiva dos equipamentos precisa ser realizada de acordo com o prazo recomendado pelo fabricante.

Para isso, vale a pena uma consulta a empresa credenciada como assistência técnica em sua região, uma vez que, dependendo das condições climáticas e do local onde seu empreendimento ou sua residência esteja estabelecida, esses prazos podem ser diferenciados.

É importante saber que as condições ambientais podem acelerar o processo de desgaste de componentes e peças. São exemplos pertinentes a essa situação:

●        umidade do ar,

●        maresia,

●        temperatura, etc.

Também exerce grande influência no prazo a quantidade de horas trabalhadas pelo equipamento e o ambiente onde ele é utilizado e armazenado.

Por fim, atender as recomendações da Branco nos cuidados a serem estabelecidos com o equipamento ajudará significativamente no aumento do seu prazo de vida útil.

Outro ponto importante a ser observado diz respeito a realização da manutenção junto a estabelecimentos que ofereçam peças originais e que tenham o apoio técnico do fabricante.

Manutenções realizadas em estabelecimentos que não cumprem com os requisitos mínimos para a prestação de bons serviços não são recomendados.

Para isso a Branco realiza uma avaliação pormenorizada em sua rede de assistência técnica, oferecendo suporte e treinamentos específicos que credenciam essas empresas a oferecerem alta qualidade e capacidade técnica no atendimento.

Agora que você sabe mais sobre a importância da manutenção preventiva em seus equipamentos, leia nosso post que apresenta os cursos online da Branco Motores!